Óleos essenciais e Vegetais - Terra Flor Aromaterapia

ÓLEOS ESSENCIAIS E VEGETAIS

Óleos essenciais
 

Podemos dizer que os óleos essenciais são a forma mais concentrada de energia vegetal. São substâncias orgânicas e naturais, responsáveis pelo aroma das plantas aromáticas. Voláteis e altamente concentrados, são muito potentes e, apesar de serem chamados de óleos, não são substâncias oleosas.

Podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes das plantas, tais como: flores (lavanda francesa e ylang-ylang), frutos (anis estrelado e may chang), folhas (patchouli e manjericão), raízes (vetiver), rizoma (gengibre) e madeira (sândalo, palo santo e cedro Virgínia). Também podem ser obtidos por pressão a frio da casca (frutos cítricos: laranja, limão sicilano, bergamota, mandarina, grapefruit e tangerina). A quantidade de Óleo Essencial que algumas plantas produzem muitas vezes é ínfimo, sendo necessário até 1.000Kg da planta aromática para se obter apenas 1 litro.

Os vegetais aromáticos produzem pequenas quantidades de Óleos Essenciais em glândulas, a partir dos açúcares resultantes da fotossíntese. A medida que as células glandulares vão produzindo o Óleo Essencial, esse vai sendo acumulado e armazenado na forma de minúsculas gotas. No processo de destilação, as glândulas secretoras são esvaziadas liberando os Óleos Essenciais.

Compostos por moléculas químicas orgânicas, possuem propriedades antissépticas, antimicrobianas, relaxantes, estimulantes, dentre outras. São utilizados em massagens, fricções, inalações, compressas, aromatização e assepsia ambiental, cosmética e banhos. Além disso, podem ser aplicados no cuidado com a beleza, na manutenção da saúde e do bem estar, funcionando como uma ferramenta valiosa para o relaxamento e alívio do stress.

Suas características terapêuticas são comprovadamente eficazes. Biologicamente, fortalecem as defesas naturais do corpo e o equilíbrio do sistema endócrino. Psicologicamente, auxiliam na harmonização dos hemisférios cerebrais, permitindo um relaxamento profundo e mais facilidade no processo de auto-regulação.

Óleos vegetais 
 

Os Óleos Vegetais extravirgens, são obtidos através da primeira pressão a frio das partes gordurosas de plantas, tais como abacate, argan, barú, buriti, castanha do Brasil, damasco, gergelim, jojoba, pracaxi, rosa mosqueta e semente de uva. Depois passam por um processo de filtragem que resulta em um produto final 100% natural.

Para cumprirem suas funções terapêuticas e produzirem o efeito esperado, os Óleos Vegetais deverão ser extraídos pelo método de pressão à frio. E ao contrário dos Óleos Essenciais, que evaporam e possuem aromas concentrados, os Óleos Vegetais não evaporam e não contêm aromas tão fortes.

Cada Óleo Vegetal tem sua ação específica, porém todos são ricos em vitaminas e ácidos graxos insaturados. Substâncias emolientes que nutrem, protegem, mantêm a suavidade e a flexibilidade da pele. Também sendo capazes de protegê-la contra o ressecamento promovido pelo clima. Aplicados regularmente, renovam o brilho e a maciez, evitando o envelhecimento cutâneo prematuro.

Verdadeiros tesouros para a saúde e beleza do corpo, são utilizados em numerosas preparações cosméticas e terapêuticas. E de acordo com a situação ou necessidade, a sua aplicação pode ser pura ou em sinergias com outros óleos vegetais e essenciais.

Os Óleos Vegetais são absorvidos pela pele com facilidade, sem impedir a troca de oxigênio e excreção de toxinas. E por isso, funcionam como veículo ideal para a diluição dos Óleos Essenciais, auxiliando a absorção pela pele, e a eficácia do processo terapêutico.

 


S.A.C. +55 (062) 3446.2162

atendimento@terra-flor.com

Email exclusivo para atendimento da loja virtual

lojavirtual@terra-flor.com


Política de Troca e Devoluções


[ADMIN] Copyright © 2009-2016 TERRA FLOR AROMATERAPIA. Todos os direitos reservados.