Terra Flor

Óleos Essenciais

Óleo Essencial
O que são

São substâncias orgânicas e naturais, a Essência Viva responsável pelo perfume das plantas aromáticas. Podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes da planta, tais como: flores (lavanda francesa, ylang-ylang), frutos (anis estrelado, may chang), folhas (patchouli, cedro Atlas), folhas e flores (manjerona, alecrim), raízes (vetiver), bulbo e rizoma (gengibre), madeira (sândalo, pau rosa, cedro Virgínia). Também podem ser obtidos por pressão a frio da casca (frutos cítricos: laranja, limão sicilano, bergamota, tangerina).

Os vegetais aromáticos produzem pequenas quantidades de óleos essenciais nas células secretoras a partir dos açúcares advindos do processo de fotossíntese. A medida que as células secretoras vão produzindo o OE, esse vai sendo acumulado. Em seguida, esse óleo é armazenado em minúsculas gotas entre as células de várias partes do vegetal. No processo de destilação as glândulas secretoras são esvaziadas, murchando, sem serem destruidas.

A quantidade de óleo essencial que algumas plantas produzem é às vezes ínfimo, isso explica o fato de alguns óleos essênciais possuírem preços elevados. Algumas vezes é necessário até 1.000Kg de planta aromática para se obter 1 litro de óleo essencial.

Os Óleos Essenciais são voláteis e altamente concentrados, e apesar de serem chamados de óleos, não apresentam nenhuma substância gordurosa. São compostos por moléculas químicas orgânicas responsáveis pela ação anti-séptica, antimicrobiana, relaxante, estimulante, etc...

Função

Cumprem a função de hormônio vegetal, reserva energética, atração de polinizadores, repulsão de predadores, etc...

No organismo humano, agem no nível biológico fortalecendo as defesas naturais do corpo e o equilíbrio do sistema endócrino. No nível psíquico, auxiliam na interiorização, permitindo com isso um relaxamento profundo, proporcionando o processo de auto-regulação.

Podemos dizer que os óleos essenciais representam o espírito, a alma da planta; a forma mais concentrada de energia vegetal.

Modos de usar

Podem ser usados em combinação com a massagem, fricção, inalação, compressas, aromatização, assepsia ambiental, cosmética e banhos.

Sempre que usado de forma correta, os óleos essenciais podem ser aplicados com segurança à família, à amigos, no cuidado com a beleza, no melhoramento da saúde e bem estar. No trabalho, é uma ferramenta valiosa para o relaxamento e alívio do stress

Saiba mais sobre os óleos essenciais

Faça o download do Guia Prático de Aromaterapia Terra Flor (PDF/630kb).
Veja mais detalhes sobre cada óleo essencial na seção Loja Virtual.