O que é aromaterapia?

O que é Aromaterapia? Como ela pode auxiliar no seu dia a dia proporcionando saúde, qualidade de vida e bem-estar?

Aromaterapia é um ramo da fitoterapia. Consiste em um tratamento baseado nos efeitos promovidos pelos óleos essenciais. O uso das plantas aromáticas auxilia no tratamento de enfermidades, por isso o tratamento aromaterápico pode ser é aplicado tanto em crianças quanto em adultos.

Algumas culturas mais antigas valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais. Na antiga literatura védica, da Índia, e em alguns textos históricos da medicina chinesa é documentado a importância dos óleos essenciais para a saúde e para a espiritualidade. No Ocidente já era empregado há mais de cinco mil anos atrás. Hipócrates fazia fumigações aromáticas para a erradicação das pragas em Atenas. Os banhos aromáticos romanos continham óleos para que os soldados se fortalecessem mais rápido. Contudo, foi na cultura egípcia que essa modalidade foi mais difundida.

A aromaterapia foi trazida para o mundo ocidental no tempo das Cruzadas. Existem registros da utilização dos óleos essenciais durante a praga do século XIV. No fim do século XIX, com a curiosidade de cientistas, foram realizados experimentos científicos para descobrir as propriedades antibacterianas das plantas e, assim, começar a esclarecer a composição química e o potencial que os óleos essenciais possuem na cura das doenças.

Os óleos essenciais são substâncias de origem vegetal e são extraídos das partes aromáticas das plantas. Altamente concentrados, voláteis e ricos em diversos componentes químicos. Eles podem ser extraídos de diversas partes como em sementes, raízes, caules, flores, frutos, folhas e resinas.

Eles penetram no organismo através da pele, pelo sistema olfativo e pelo sistema respiratório, sendo completamente absorvidos pelo organismo. Podem ser encontrados em óleos ou cremes de massagens, de hidratação corporal e facial, sabonetes, shampoos, etc. É possível também fazer inalações, banhos de imersão, escalda-pés, compressas e aromatização de ambientes.

Os óleos essenciais possuem algumas contraindicações, por isso é sempre bom que se busque a orientação de um Aromaterapeuta especializado. Alguns óleos essenciais não devem ser usados puros sobre a pele. Os OE possuem diversas propriedades terapêuticas como antidepressivo, analgésico, cicatrizante, estimulante, digestivo, descongestionante, diurético, relaxante,antisséptico, bactericida, imunoestimulante, antiespasmódico, sedativo, desintoxicante. A infinidade de uso é gigantesca, se você tiver dúvidas, consulte um especialista na área.

Adquira seus óleos essenciais 100% puros e naturais em nossa loja virtual, clicando no link abaixo:

http://terra-flor.com/loja/

Entregamos para todo país e nas compras acima de R$ 200,00 o frete é grátis via PAC.

Você também pode localizar a revenda Terra Flor mais próxima acessando o link abaixo:

http://terra-flor.com/revendedores

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário