Óleos essenciais e Vegetais - Terra Flor Aromaterapia
 

Qual a diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais?

07/07/2015 | Artigos | Saúde & Bem-estar

A busca pelo bem-estar está se tornando rotina na vida das pessoas, seja na mudança da alimentação ou na estética corporal, tanto homens quanto mulheres querem se sentir bem. Por isso, a utilização de óleos para fins medicinais, como forma de terapia alternativa e complementando essa busca do bem-estar, que cresce rapidamente.

Óleos essenciais e óleos vegetais são extraídos das plantas como, por exemplo, das sementes, dos frutos, dos caules, das folhas, das flores, das pétalas e das cascas. A diferença entre o essencial e o vegetal é a maneira como será extraído o óleo e de que parte está sendo extraída.

Óleos essenciais

São compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação à vapor, pressão da casca no caso dos cítricos ou extração com o uso de solventes. Os óleos essenciais são mais concentrados.

Eles são utilizados na indústria farmacêutica na composição de estimulantes, anti-inflamatórios, calmantes, analgésicos, expectorantes, antioxidantes, diuréticos e cicatrizantes. Pela indústria de cosméticos na composição de perfumes, essências, óleos para pele e cabelos. Na indústria alimentícia encontramos os óleos essenciais em produção de comidas e bebidas. Na aromaterapia os óleos essenciais são utilizados em difusores de ambiente, massagens aromáticas, inalação direta, escalda-pés e compressas aromáticas.

Devido ao fato de possuírem uma alta concentração, sua aplicação exige cuidados e conhecimento. Apesar de serem produtos naturais, os óleos essenciais podem ser agressivos para a pele, jamais aplique um óleo essencial considerado dermoagressivo puro sobre a pele ou em regiões de mucosas ou no contorno dos olhos, use-os diluídos em óleos vegetais. Os óleos essenciais quando aplicados na pele, podem atravessar as camadas da epiderme e entrar na corrente sanguínea, com isso tornam-se quase um medicamento de efeito rápido. Os óleos não são solúveis em água, portanto escolha entre alguns óleos como o de castanha do Brasil, o de semente de uva, o de damasco ou o de rosa mosqueta para dissolvê-los.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais não evaporam e também não são solúveis em álcool. Podem ser ingeridos, salvo algumas exceções, por isso é necessário que um profissional auxilie como utilizar de forma correta.

Raramente eles provocam alergias, mas é preciso que se faça testes antes das aplicações. Os óleos penetram rapidamente na pele e seu aroma é suave. São usados puros ou como base para os óleos essenciais.

Os óleos vegetais são obtidos através da prensagem a frio das sementes de plantas oleaginosas, por isso são mais densos e ricos em lipídeos, são os responsáveis pela hidratação e nutrição da pele, podem ser encontrados em perfumes, hidratantes corporais, shampoos, condicionadores, loção para limpeza facial e óleos para massagem.



S.A.C. +55 (062) 3446.2162

atendimento@terra-flor.com

Email exclusivo para atendimento da loja virtual

lojavirtual@terra-flor.com


Política de Troca e Devoluções


[ADMIN] Copyright © 2009-2016 TERRA FLOR AROMATERAPIA. Todos os direitos reservados.