Óleos essenciais e Vegetais - Terra Flor Aromaterapia
 

Por que escolher os orgânicos?

24/05/2017 | Artigos | Saúde & Bem-estar

Os produtos orgânicos tem suas matérias-primas cultivadas sem o uso de agrotóxicos e seu processamento não leva qualquer tipo de aditivo químico. Eles evitam problemas de saúde que normalmente são causados pelas substâncias químicas provenientes dos agrotóxicos, como reações alérgicas/respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até mesmo o câncer.

Um estudo realizado na UFPR revelou que os alimentos orgânicos possuem mais fibra alimentar, proteína e minerais (como ferro e potássio) do que suas opções não-orgânicas. A pesquisa revelou também que nos alimentos orgânicos a concentração de nitratos e nitritos, conservantes que podem ser cancerígenos e provocar má formação genética, é menor.

Além disso, a produção de orgânicos respeita o meio ambiente, pois o uso intensivo de produtos químicos no cultivo afeta o solo, o ar, a água, os animais e as pessoas.

Mas por quê os produtos orgânicos custam mais caro? Para responder essa pergunta é preciso entender como funciona a certificação.

Ter apenas a palavra ORGÂNICO na embalagem não garante que o produto está livre de contaminação por agrotóxicos ou que foi cultivado sem excessos de adubos químicos. A garantia é a presença do selo SISORG na embalagem do produto. Aquele que diz “Orgânico Brasil” . Para uma empresa ter o direito de usá-lo precisa atender a uma legislação muito específica, a lei n. 10.831 de 23 de Dezembro de 2003.

Uma das várias exigências legais diz que para serem comercializados, os produtos orgânicos precisam ser certificados por uma terceira parte, normalmente uma empresa certificadora que garanta a validade dos processos de cultivo. O produtor de orgânicos precisa comprovar que seu produto ou matéria prima foi cultivado em solo que nunca tenha sido agredido anteriormente por agrotóxicos, pesticidas, herbicidas ou adubos químicos, ou que tenha respeitado um período de descanso para descontaminação. Precisa também estar em conformidade com a legislação trabalhista e ambiental. Quem atesta todos estes requisitos é a empresa certificadora. Já o agricultor convencional, por sua vez, é eximido de qualquer uma dessas exigências.

O que poucas pessoas pensam na hora de desembolsar um pouco mais por um produto certificado orgânico é que ela está pagando para ter a certeza de que está adquirindo algo verdadeiramente orgânico.

E menos pessoas ainda percebem que os orgânicos podem ser mais caros no curto prazo, mas se pensarmos no longo prazo, essa diferença de valor desaparece quando pensamos nas despesas de saúde derivados do consumo de substâncias tóxicas. Sem falar nos custos ambientais do uso de agrotóxicos, que contaminam solo, ar e água, estes incalculáveis.

A Terra Flor conta com vários produtos orgânicos em sua linha, no intuito de sempre fortalecer os produtores brasileiros, oferecendo opções mais saudáveis aos consumidores.

Conheça os produtos orgânicos Terra Flor abaixo!

Óleos essenciais orgânicos: http://terra-flor.com/loja/oleos-essenciais/organicos.html 

Óleos vegetais orgânicos: http://terra-flor.com/loja/oleos-vegetais/oves-organicos.html

Fontes: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernobiologicas/article/view/284

http://www.redalyc.org/html/4717/471747519009/


S.A.C. +55 (062) 3446.2162

atendimento@terra-flor.com

Email exclusivo para atendimento da loja virtual

lojavirtual@terra-flor.com


Política de Troca e Devoluções


[ADMIN] Copyright © 2009-2016 TERRA FLOR AROMATERAPIA. Todos os direitos reservados.