Óleos essenciais e Vegetais - Terra Flor Aromaterapia
 

Além de aromatizantes: óleos essenciais e vegetais podem ajudar na saúde

11/01/2018 | Artigos | Saúde & Bem-estar

Esta é uma réplica da matéria publicada no site do Estadão. A fonte encontra-se no final do artigo.

Mais que cheiros estimulantes ou calmantes, óleos essenciais são medicamentos naturais ao corpo e ajudam na prevenção de doenças.

Óleos essenciais e vegetais estão entre os meios mais naturais para se manter a saúde e o bem-estar sem expor o corpo ao efeito colateral de múltiplos medicamentos e cosméticos. Mais conhecidos pelas funções aromatizantes, os óleos têm funções analgésicas, antissépticas, estimulantes ou calmantes, fungicidas, bactericidas e podem atuar até no sistema nervoso, como é o caso do óleo de lavanda.

Os dois tipos são extraídos diretamente da natureza, e os nomes diferentes são consequência do processo de produção. Os óleos essenciais são expostos a vapor e pressão da casca, folha e frutos, enquanto os vegetais são sementes de plantas oleaginosas prensadas à frio. 

Como usar. Pequeníssimas quantidades rendem muito, e os óleos podem ser dissolvidos entre si, como ocorre na combinação entre o de maleleuca e o de semente de uva.  Os óleos podem ser aplicados na pele, ter o cheiro inalado e, em alguns casos, ingeridos com água, sempre em pequenas quantidades. É recomendado se informar com um médico se o uso é adequado.

O E+ pesquisou os principais óleos vendidos no Brasil, e descreve aqui suas propriedades, funções e em que podem ser usados. Veja:

Copaíba

É uma das plantas com mais propriedades terapêuticas. Tem potencial anti-inflamatório no sistema respiratório, vermífugo no digestivo e analgésico no sistema ósseo. Também tem ação bactericida no sistema urinário e auxilia no tratamento de cistite, um tipo de infecção urinária tradicionalmente tratada com antibiótico e ainda fortalece o couro cabeludo e ajuda no combate a caspas e queda. 
Contraindicações: gestantes e pessoas com problemas gástricos.

Hortelã

É do mesmo grupo do alecrim: os estimulantes. O hortelã auxilia a concentração e é indicado para problemas digestivos como difícil gestação, enjôo, cólicas intestinais e vômitos. Combate o mau hálito e diminui o apetite. Na questão estética, também previne celulites e  reduz problemas de pele como dermatite e sarna.   
Contraindicações: sempre usar diluído e não utilizar em gestantes e crianças menores de 2 anos.

Lavanda

Propriedades de tratamento de pele nos casos de acne, alergia, queimadura, frieira, irritação e insolação. Tem ação analgésica para combater dores de tensão muscular. No cabelo, pode combater piolhos de forma mais natural que os shampoos mais comuns.

Semente de Uva

É usado para dissolver demais óleos, e promove hidratação da pele. Pode ser usado como hidratante corporal pós-banho.

Alecrim

É um dos mais estimulantes e está associado ao tratamento de depressão. Ao ser aplicado em massagens, diminui a celulite e estimula a circulação sanguínea da área aplicada. Trata dores musculares, nos nervos sensitivos e nas articulações. Também estimula as vias respiratórias e auxilia o tratamento de sinusite, bronquite e resfriados.  Seu uso pode reduzir a ingestão de analgésicos desenvolvidos em laboratórios.

Contraindicações: pessoas agitadas e hipertensas; pacientes com trombose, insônia e gestantes.

Ylang Ylang

É um dos principais aliados contra a impotência e é usado como calmante. Reduz os efeitos da TPM e regula a maciez e o brilho da pele das mulheres na menopausa. Tem ação hipotensora, e é utilizado para pessoas com alta pressão sanguínea, palpitações e taquicardias. 
Contraindicações: não usar em excesso, pois pode causar náusea, dor de cabeça e efeito narcótico.

Limão Siciliano

No âmbito mais terapêutico, o aroma cítrico limpa e estimula a mente. Como medicamento clínico, tem funções de combate de resfriados e funciona como antisséptico em gargantas inflamadas. Se usado para massagens, diminui a pressão arterial e varizes na região aplicada, o que pode ser combinado com medicamentos para hipertensos e deixar o tratamento mais natural. Na pele, pode clarear manchas, especialmente nas mãos - desde que o usuário se mantenha distante do sol enquanto estiver com o óleo aplicado.

Fonte: http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,alem-de-aromatizantes-oleos-essenciais-e-vegetais-podem-ajudar-na-saude,70002131954


S.A.C. +55 (062) 3446.2162

atendimento@terra-flor.com

Email exclusivo para atendimento da loja virtual

lojavirtual@terra-flor.com


Política de Troca e Devoluções


[ADMIN] Copyright © 2009-2016 TERRA FLOR AROMATERAPIA. Todos os direitos reservados.