3 óleos essenciais que ajudam na respiração

Outono e inverno são épocas do ano com a maior incidência de problemas respiratórios. Para prevenir o uso de medicamentos alopáticos mais fortes do que os naturais, uma das opções para essa prevenção é por meio de óleos essenciais.

Seus aromas são capazes de aliviar os sintomas de resfriado, gripe, dores de cabeça e corporais, fadiga, obstrução das vias aéreas, entre outros.

Descubra o poder dos óleos essenciais na prevenção e cuidados da rinite, sinusite, bronquite, asma e resfriados. Listamos a seguir os aromas mais comuns para esta finalidade, que podem ser usados em vaporizadores, massagem, entre outros.

Por que usar óleos essenciais no tratamento de doenças respiratórias

Ao inalar as molécula aromáticas dos óleos essenciais, ela irá se dissolver no muco da cavidade nasal, entrando em contato com as células do olfato. Além de atuar na congestão nasal, as moléculas também chegam aos pulmões por meio das vias respiratórias, ajudando na liberação da respiração.

Além disso, os óleos essenciais possuem potenciais anti-microbianos que auxiliam no combate a infecções. Sua composição também carrega substâncias com aptidão de ativar o sistema imunológico, o que ajuda na recuperação do indivíduo.

São diversos os óleos essenciais que podem ser utilizados para melhorar a respiração. Neste artigo abordaremos os três mais comuns.

1: Óleo essencial de eucalipto globulos

Extraído das folhas do eucalipto globulos, este óleo essencial possui potencial antifúngico, antibacteriano, anti-inflamatório e analgésico – além de efeitos descongestionante. Sua ação é tão positiva que ele é conhecido como a melhor opção natural para os cuidados de rinite, sinusite, gripes e resfriados.

Sua utilização é versátil, e pode ser utilizado por meio de banhos, inalações, fricção na planta dos pés,  e em massagens diluído em óleo vegetal na região peitoral e dorsal. Apesar de sua eficácia, este óleo essencial não é recomendado para bebês, e em crianças até 3 anos e idade não deve ser usado na região peitoral, nem inalações, pois é considerado muito forte devido a alta concentração molecular de 1,8 cineol.

2: Óleo essencial de Tea tree

Também conhecida como melaleuca, seu óleo é extraído das folhas de uma árvore australiana, da espécie Melaleuca alternifolia. Usado na prevenção e para sinusite e resfriados que já se instalaram, este óleo essencial é capaz de aliviar sintomas da tosse, congestão nasal, inflamação na garganta e dores de cabeça.

As opções de uso são inalações de vapor, banhos e aplicação direta sobre o peito e dorso – desde que diluído em óleo carreador, e fricção na planta dos pés , este sim poderá ser sem diluição.. Sua composição apresenta competências  antibacteriana, antifúngica e de prevenção de vírus.

3: Óleo essencial de limão siciliano

Com potencial antimicrobiano e antioxidante, este óleo essencial pode ser usado em ambientes fechados com segurança, com o auxílio de um difusor de aromas ambiental. Com isso, é possível evitar e prevenir a proliferação de doenças.

Pode ser usado em banhos, massagens e inalações – que estimula a excreção de muco, além de ajudar no combate ao cansaço e a indisposição típicos dos sintomas do resfriado.

São diversas as opções de aromas para te ajudar na prevenção e nos cuidados de problemas respiratórios que chegam com as estações mais frias do ano. E na Terra Flor, você encontrará todas elas, além de acessórios que ajudam a potencializar seu tratamento. Nossos óleos essenciais são 100% naturais, com preço acessível, pagamento facilitado e entrega para todo o Brasil. Faça agora mesmo o seu pedido!

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!