A importância do olfato no tratamento de doenças

O sistema olfatório é de suma importância para a qualidade de vida dos seres humanos. É pelo cheiro que podemos captar problemas, como um incêndio, ou ativar sensações benéficas, como um perfume ou cheiro de uma comida favorita.

Ao estudar este importante sentido, descobriu-se que ele pode levar substâncias benéficas ao organismo, possibilitando tratamentos naturais como a aromaterapia.

Estudo sobre o olfato é ganhador de prêmio Nobel

Um dos mais misteriosos sentidos, o olfato é um verdadeiro desafio para os cientistas. Já se sabe que nosso organismo é capaz de identificar mais de 10 mil tipos de odores diferentes. Uma dupla de pesquisadores, Richard Axel e Linda B. Buck decodificaram esses genes, o que permitiu esclarecer o funcionamento do sistema olfatório.

Esse estudo constatou que cerca de 3% do nosso código genético é responsável pela identificação dos odores. Essas células olfatórias são neurônios derivados originalmente do sistema nervoso central e quando ativadas, um sinal elétrico é emitido ao cérebro através dos processos nervosos.

Isso mostra como a utilização da aromaterapia pode ter efeitos positivos na saúde do indivíduo, pois essa conexão tão imediata faz com que as substâncias contidas nos óleos essenciais sejam transmitidas imediatamente, promovendo rápidos resultados.

Como a aromaterapia age no organismo

Por identificar mais de 10 mil tipos de cheiros, podemos dizer que a aromaterapia é muito indicada para auxiliar em vários tipos de tratamentos. Os óleos essenciais são diluídos e usados em difusores, sprays de ambientes, por inalação ou vaporização.

O aroma consegue entrar pela cavidade nasal, ativa as células olfatórias e age em nosso organismo. Em casos de aplicação na pele, por pomadas, óleos de massagem ou cremes, além do olfato, as substâncias também são absorvidas pela pele, repercutindo no corpo todo.

Como estimular o seu olfato e fazer bem à sua saúde

  • Promova um noite tranquila de sono:

Traga o poder da aromaterapia para a cama. Pingue 2 gotas de óleo essencial de manjerona no travesseiro e 2 gotas de óleo essencial de lavanda nos lençóis.

  • Aumente a sua concentração nos estudos:

Ao precisar de mais concentração, seja no trabalho ou nos estudos, experimente pingar 2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta nos pulsos. Depois, friccione-os e inale profundamente o aroma.

  • Para aliviar dores de cabeça:

Pingue 1 gota de óleo essencial de menta brasileira nas têmporas e massageie suavemente. Você também pode massagear a cervical com 2 gotas de óleo essencial de pimenta preta.

Não deixe de conferir nossas ofertas de óleos essenciais e estimule seu olfato com aromas agradáveis e benéficos à sua saúde. Crie rituais agradáveis em casa e faça dos cuidados com seu corpo uma rotina.

Além dos óleos essenciais, você encontra uma variedade de produtos a favor do seu bem-estar e qualidade de vida. Confira nosso catálogo de produtos e aproveite as condições especiais de pagamento.

 

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário