Alivie a ansiedade com a ajuda da aromaterapia

A aromaterapia tem ganhado visibilidade devido aos incríveis resultados que obtém no controle da ansiedade – principalmente depois da Alemanha ter aprovado o óleo essencial de lavanda como um medicamento para cuidar desse sintoma.

Esse tipo de terapia ganha foco, pois consegue tratar o indivíduo como um todo e não apenas à doença, proporcionando uma abordagem holística de assistência. Confira quais óleos essenciais ajudam no alívio da ansiedade e que podem ser inseridos no seu dia a dia sem riscos.

Aromaterapia com efeitos comprovados no controle da ansiedade

Diversos estudos mostram os reais efeitos dos óleos essenciais em nossas emoções. Em um deles, realizado pela Universidade de São Paulo, foram utilizados os óleos essenciais de lavanda e gerânio para promover ação tranquilizante, equilibrante e calmante.

Segundo o estudo, o óleo essencial de lavanda é indicado para cuidar do estresse, melancolia, depressão, debilidade, raiva, medo, apatia, mudança de humor, confusão, timidez, divagação. Já o óleo essencial de gerânio é indicado para cuidar da ansiedade, agitação, debilidade, fadiga nervosa e mental, raiva, medo, desequilíbrio nervoso, mudança de humor causada por alteração hormonal.

Ao final de 30 dias utilizando esses óleos essenciais, cerca de 30% dos participantes apresentaram uma diminuição significativa da ansiedade.

Como utilizar o óleo essencial de lavanda para amenizar a ansiedade

O óleo essencial de lavanda na aromaterapia proporciona uma série de benefícios, e pode ser utilizada por todas as pessoas. Seja para massagens, banhos ou em difusores de ambientes, seu aroma proporciona uma reação imediata de relaxamento – o que pode ser uma alternativa altamente eficaz para pessoas ansiosas.

Uma dica valiosa para quem sente ansiedade noturna é pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, para que seu aroma possa atuar a noite toda e lhe propiciar horas mais tranquilas de sono. 

Colocar algumas gotas no difusor de ambientes também é uma boa alternativa para cuidar do seu bem-estar – além de deixar o local muito mais cheiroso e agradável.

Como utilizar o óleo essencial de gerânio para combater a ansiedade

Para utilizar o óleo essencial  de gerânio, a recomendação é que se faça sempre diluído, evitando assim irritações na pele. A dica é colocar 3 gotas do óleo essencial de gerânio em seu creme facial diurno – que além de combater a ansiedade ainda vai promover um rejuvenescimento da pele.

Se você se sente ansioso durante o dia, massagear uma gota do óleo essencial nas mãos e inalar seu aroma também ajuda a promover uma sensação de tranquilidade e relaxamento. Ele também pode ser utilizado em difusores, assim como o óleo essencial de lavanda.

E caso você deseje potencializar o ritual, utilize os dois óleos essenciais juntos – assim, você terá um aroma único e poderoso! Vale apostar neste ritual diariamente para que você sinta os reais benefícios da aromaterapia em seu bem-estar.

Garanta seus óleos essenciais com a Terra Flor! Aqui, você tem a garantia de estar adquirindo produtos 100% naturais e com um preço único. Faça já o seu pedido!

Referência: https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/4002/art_GNATTA_O_uso_da_aromaterapia_no_alivo_da_2011.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!