Aromas raros: óleos essenciais presentes na alta perfumaria

Aquele que estudou brevemente a história dos óleos essenciais e seus aromas ao longo do curso percorrido por várias civilizações, rapidamente percebe o grande valor que sempre lhes foi atribuído. Para isso, basta dizer que ânforas contendo óleos essenciais foram encontradas nas tumbas dos mais importantes reis e faraós do Egito Antigo.

Os óleos essenciais são substâncias que possuem um valor em si, determinado por sua dificuldade ou facilidade na obtenção. Mas além desse critério, o surgimento de modas e tendências podem contribuir para valorizar os óleos essenciais ou qualquer outra coisa.

Ao que tudo indica, vivemos um momento de grande valorização dos aromas naturais na perfumaria mundial. Em artigo publicado na revista Veja Luxo de Dezembro de 2014, titulado “Cheiros Raros”, é relatado o ressurgimento da produção de fleursd’exception(ou flores excepcionais, em tradução livre), na região que cerca a cidade francesa de Grasse, localizada nos Alpes Marítimos e bem próxima a cidade de Cannes.

Autodenominada a capital mundial do perfume, o fato é que Grasse já contou com uma próspera indústria dedicada à perfumaria. Mesmo hoje, sua tradição se mantém com algumas marcas locais consagradas. Entretanto, seus dias de glória foram aqueles onde os perfumes eram obtidos exclusivamente pela mistura de ingredientes naturais, onde se destacavam os óleos essenciais, produzidos em suas redondezas. Com o desenvolvimento da indústria química e o surgimento de compostos aromáticos sintéticos, a perfumaria de Grasse entrou em declínio, pois sua economia contava com a produção regional de flores para a obtenção dos óleos essenciais. Para colocar milhares de unidades de Glow – o perfume de Jennifer Lopez – nas prateleiras, é preciso trabalhar com grande escala e baixo custo, tarefa impossível em se tratando das fleurs d’exception.

O artigo “Cheiros Raros”, já citado, também relata o renascimento do plantio dessas flores apreciadíssimas e que fizeram Grasse viver seus dias de ouro. Pelo investimento de grandes marcas, entre elas a gigante do luxo LVMH – detentora de grifes como Dior e Louis Vuitton – a produção de absoluto de rosas e jasmim entre produtores locais está comprada para os próximos 7 anos, reativando uma tradição quase esquecida. A matéria prima obtida à partir de dedicadas mãos que colhem artesanalmente os botões de rosas e jasmins, terá como destino final os frascos dos perfumes Chanel N. 5, Van Cleef & Arpels First e Annick Goutal Le Jamin, contendo alguns parcos mililitros e vendidos por várias dezenas de euros.

Entre os cultivos resgatados, aqueles que se destacam são o de jasmin-da-espanha e rosa centifolia, espécies muito bem adaptadas ao solo provençal, rico em ferro, zinco e cobre. As variedades colhidas por lá podem valer até 30% a mais. Esse é o caso por exemplo do jasmin-da-espanha em comparação ao jasmin sambac, colhido no Egito e Índia. Ou da rosa centifolia em comparação à rosa damascena colhida na Bulgária.

Em 2013 a Terra Flor Aromaterapia passou a incluir em seu catálogo uma nova seleção de óleos essenciais e absolutos: Coleção Terra Flor Raro. Vislumbrando esta tendência de valorização dos perfumes baseados em ingredientes 100% naturais e, sobretudo, provenientes das colheitas mais distantes e delicadas, fechamos parcerias com fornecedores franceses, búlgaros, indianos, israelenses, marroquinos, australianos e costa-riquenhos. Nossa intenção é trazer ao público brasileiro os aromas que temperam a alta perfumaria mundial. Mas não só isso, queremos proporcionar experiências únicas, com aromas exóticos, provenientes dos 5 continentes, aguçando os olfatos mais experientes.

Infelizmente alguns aromas permanecem exclusivos de setores da indústria, capazes de redefinir a economia de toda uma região, ou daqueles dispostos a pagar o preço das mais distintas prateleiras. Entretanto, ingredientes tais como o absoluto de rosa damascena, centifolia, jasmim sambac e grandiflorum, farão parte de novidades que a Terra Flor gesta com carinho para você se encantar da mesma forma que os reis e rainhas em outros tempos se encantavam.

Clique aqui e confira as fotos de visitas da Terra Flor a cidade de Grasse

Conheça nossa coleção Terra Flor Raro clicando aqui.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário