Aromaterapia ajuda a aliviar dor, depressão, ansiedade e estresse em idosos, segundo pesquisa
Uma pesquisa comprovou que a Aromaterapia ajuda a terceira idade aliviando os sintomas emocionais negativos, depressão, ansiedade e dor crônica. Manter as pessoas idosas sem dor e com boa saúde psicológica é a chave para o envelhecimento saudável.
A dor é um problema global e comum entre as pessoas idosas em todo o mundo. A população idosa está aumentando em proporção à população como um todo. O envelhecimento da população aumentará a carga sobre os serviços de saúde e bem-estar social.
A dor traz muitos problemas para as pessoas mais velhas, incluindo disfunções físicas e psicológicas. A prevalência da dor em pessoas idosas da pesquisa é elevada, variando entre 25% e 50% de suas queixas . Os idosos sofrem de diferentes níveis de dor. A maioria sofre de dor proveniente do sistema músculo-esquelético. O escore de dor avaliado em uma escala entre 0 e 10 pontos, o escore de dor revelado pelos idosos idosos foi de 4,6 a 7,5 e descrita como moderada a grave.
De acordo com o conceito de dor Saunders, a dor é o sofrimento total de uma pessoa nos aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Sob o conceito total da dor, uma pessoa não só sofre de dor física, mas também do sofrimento psicológico. Esse conceito ajuda a orientar os profissionais da área da saúde para ver a dor através de uma abordagem multidimensional e holística. A dor física leva ao sofrimento psíquico e interrupção sociais, afetando relações com a família, parentes e amigos. A sensação de que a dor continuará para sempre, induz muito temor ao idoso. Depressão, ansiedade e stress foram encontrados em diferentes estudos associados com dor crônica. Estudos relataram que, quando as pessoas mais velhas têm dor persistente, a prevalência da depressão é alta e desenvolve ansiedade em relação à repetição das atividades indutoras de dor. Com a presença de dor, o nível de mobilidade dos idosos diminui, particularmente quando os níveis de dor aumenta.
Pesquisas com Aromaterapia tem demonstrado a sua eficácia na redução da dor em adultos e crianças. Aromaterapia envolve o uso de óleos essenciais para restaurar o equilíbrio e melhorar o bem-estar. Uma abordagem holística é aplicada na Aromaterapia, que trata a pessoa como um todo, para fortalecer o sistema imunológico, incentivando a luta contra as doenças. A Aromaterapia ajuda em diversos aspectos e existem diferentes métodos de administração dos óleos essenciais, incluindo a aplicação tópica, inalação, banhos e compressas.
Dor e as vias olfatórias em humanos têm sido consideradas relacionadas. Em um estudo envolvendo o gene SCN9A, concluiu que uma perda da função do gene leva a uma perda da função da sensação de dor e percepção de odor.Para esse estudo foi criado um programa de quatro semanas, que consistiu em quatro sessões de Aromaterapia domiciliares auto-administradas. E, mais quatro sessões de Aromaterapia realizadas uma vez por semana, no centro de idosos da comunidade. Nas sessões, óleos essenciais de Lavanda e Bergamota foram administrados por inalação.
Os estudos dessa pesquisa foram conduzidos usando tomografia de emissão de positrões (PET) para examinar o efeito da inalação de um odor na redução da dor. Os resultados mostraram que, com a inalação de um odor agradável, a intensidade da dor foi reduzida em indivíduos idosos.
Com o presente estudo ficou demonstrado que a Aromaterapia ajuda na redução da dor, depressão, ansiedade e nos níveis de estresse das pessoas idosas. O fato de que a dor pode induzir distúrbios psicológicos em pessoas idosas é consistente com o conceito total da dor.
Como ilustrado por Saunders, o desconforto psicológico pode estar relacionado com a dor progressiva. No presente estudo uma diminuição nos níveis de dor foi observada tanto no grupo de intervenção quanto no grupo controle. Porém, a aflição psicológica aumentou em um grau maior no grupo controle do que no grupo de intervenção. Isso pode estar relacionado com o efeito do programa de Aromaterapia, que forneceu ao grupo de intervenção informações adequadas sobre a dor e controle da dor. Os idosos do grupo controle não receberam essa informação e ainda tinham dúvidas quanto ao seu manejo da dor, resultando em um aumento do nível de sofrimento psíquico. Os resultados foram consistentes com os de estudos anteriores, a saber, que a gestão inadequada da dor das pessoas idosas resulta em diminuição do prazer da vida, e programas de gestão da dor podem diminuir a dor relacionada a angústia.
Lavanda e Bergamota são Óleos Essenciais antidepressivos e relaxantes. Os Óleos Essenciais são absorvidos por inalação pela via olfatória e daí passam para o cérebro via bulbo olfatório. As notas de depressão, ansiedade e estresse diminuiram no grupo de intervenção após o programa de Aromaterapia. Os resultados foram consistentes com os de estudos anteriores, ou seja, que a Aromaterapia foi capaz de aliviar os sintomas emocionais negativos.
Odores agradáveis pode induzir um estado de espírito positivo em uma pessoa. Os óleos essenciais administrados nas sessões baseados em no uso de sprays aromáticos foram utilizados nas sessões domiciliares auto-administradas, os idosos foram expostos aos aromas agradáveis. Seu humor foi levantado após a inalação de óleos essenciais do spray aromático, resultando em diminuição dos escores de depressão, ansiedade e estresse.
Aromaterapia ajuda a tratar doenças há décadas em países ocidentais. Usar Aromaterapia como um método de controlar a dor era um conceito novo para as pessoas mais velhas chinesas no presente estudo, já que nenhum em ambos os grupos estavam familiarizados com Aromaterapia na avaliação basal. Para apresentá-los a novas intervenções não farmacológicas, eles receberam informações de opções naturais para controlar a dor. Assim, foi mais fácil a aceitanção e cooperação com o programa de Aromaterapia. Os idosos do grupo de intervenção beneficiaram-se da diminuição dos níveis de dor, depressão, ansiedade e estresse após a conclusão do programa. O efeito positivo do programa também foi apoiado pelo aumento do uso de Aromaterapia e sprays aromáticos pelos participantes no grupo de intervenção, após a conclusão do programa.
O presente estudo tem limitações em que as amostras foram recrutadas por conveniência e apenas pessoas mais velhas foram incluídas. Os resultados não podem ser aplicados a outras populações. A duração das sessões pode não ter sido o suficiente para gerar um efeito sustentado nos idosos na gestão da sua dor. Recomenda-se que, em estudos futuros, um terceiro grupo de participantes seja adicionado como placebo para prevenir a ocorrência do efeito Hawthorn.
Conclusão
À medida que a proporção de idosos na população aumenta, a dor, sem dúvida, torna-se um problema ainda maior no futuro. A dor é inevitável em face da idade e diminuição das funções físicas. Sob o conceito de dor total exposta por Saunders, a dor é multidimensional, que afeta as pessoas em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. O bem-estar psicológico também é afetado quando uma pessoa mais velha sofre de dor crônica. As intervenções farmacológicas e não farmacológicas foram eficazes no controle da dor crônica em pessoas mais velhas. Intervenções não farmacológicas são considerados como tendo menos efeitos secundários e tendem a ser preferidas pelos idosos.
Um programa de Aromaterapia de quatro semanas foi projetado e implementado como uma intervenção não farmacológica para controlar a dor em pessoas mais velhas. Depressão, ansiedade, estresse e os níveis foram reduzidos significativamente no grupo de intervenção após o programa de Aromaterapia, mostrando que a Aromaterapia ajuda a manter a saúde psicológica dos idosos.
Manter as pessoas idosas sem dor e com boa saúde psicológica é a chave para o envelhecimento saudável. Os programas educacionais podem ajudar a promover o conhecimento sobre a dor e controle da dor em pessoas mais velhas.
Leia o artigo na íntegra em:
Leia o artigo na íntegra em:
Tang KS, Tse Mimi MY. Aromatherapy: Does It Help to Relieve Pain, Depression, Anxiety, and Stress in Community-Dwelling Older Persons? BioMed Research International. Volume 2014 (2014), Article ID 430195, 12 pages. Acessível em: https://www.hindawi.com/journals/bmri/2014/430195/
Agora que você já sabe como a Aromaterapia ajuda a terceira idade, que tal adquirir óleos essenciais 100% puros e naturais? Acesse nossa loja virtual clicando aqui.