Aromaterapia: conheça o poder dos óleos essenciais

A Aromaterapia tem seus efeitos comprovados cientificamente através de vários estudos publicados ao redor do mundo. Esta medicina complementar já utiliza há milhares de anos o poder dos aromas naturais para eliminar males físicos e mentais, sendo responsável por aliviar dores das mais leves até as mais agudas. O usuário da aromaterapia consegue trazer mais equilíbrio para o seu corpo e a sua mente. Reconhecemos o poder dos óleos essenciais e queremos lhes apresentar alguns deles.

Diferença entre óleos essenciais e essências

Essa é uma confusão comum, mas que precisa ser entendida. Os óleos essenciais são concentrados orgânicos naturais, utilizados em uma infinidade de situações, que podem trazer vários benefícios ao nosso dia-a-dia. As essências, por sua vez, são imitações sintéticas dos compostos naturais encontrados nos óleos essenciais, que visam apenas uma fragrância agradável, sem efeito terapêutico.

Esta é também a razão pela qual é possível encontrar produtos com preços muito diferentes. É necessário saber a procedência dos óleos essenciais. Entenda que são necessários muitos quilos ou volume de produtos naturais para a extração dos verdadeiros óleos essenciais, o que naturalmente encarecem os produtos.

Principais óleos essenciais

Você encontra inúmeros óleos essenciais na Aromaterapia. Listamos três óleos populares e seus respectivos benefícios.

Alecrim qt. verbenona

O óleo essencial de Alecrim qt. verbenona é conhecido como o “Óleo do bom humor”. O motivo é a sensação de relaxamento que ele promove. Também alivia tensões, estresses, a exaustão nervosa, a ansiedade, e a irritabilidade durante a TPM.

Além desses benefícios, esse óleo também é um ótimo aliado para a queda de cabelos, é tônico capilar, ajuda ainda como coadjuvante em tratamentos às varizes e alivia dores musculares.

Camomila

Você encontra dois tipos de óleos essenciais de camomila. O primeiro é a Camomila romana, que ajuda a aliviar dores musculares, dor de ouvido, dor de dente, etc. Ele também pode ser utilizado como creme dermatológico, cuidando da acne e diversas dermatites. Pode ser de grande ajuda em momentos de extremos stress e vulnerabilidade. Ajudando a aliviar traumas psicológicos.

Já a Camomila azul ou alemã é um excelente antisséptico e antialérgico natural, melhora os sintomas de psoríase, alergias, dermatites e pode ser de grande ajuda no alívio dos sintomas da TPM .

Eucalipto staigeriana

O óleo essencial de Eucalipto staigeriana  é ideal para tratar sintomas dos desequilíbrios  das vias respiratórias e é um ótimo desinfetante de ambientes principalmente de crianças. Ele contém citral em sua composição molecular, uma molécula com aroma doce, agradável e aconchegante. Você pode também utilizá-lo como repelente e em tratamentos dermatológicos.

Principais benefícios dos óleos essenciais

Além dos benefícios que citamos acima, os óleos essenciais apresentam muitos outros que merecem destaque:

  • Eles são antissépticos, utilizados no combate bactérias e outros organismos infecciosos;
  • São excelentes coadjuvantes no alivio de desordens como rinite, sinusite, dor de cabeça, reumatismos, etc;
  • Podem promover  regeneração celular;
  • Combatem infecções diversas;
  • Equilibram as disfunções emocionais;
  • Melhoram a concentração.

Existe contraindicação na Aromaterapia para os óleos essenciais?

Apesar de usar sempre produtos naturais, a Aromaterapia prevê algumas contraindicações para tratamentos com óleos essenciais. Uma delas é utilizar diretamente sobre a pele, sem antes diluir em óleos vegetais ou bases corporais hidratantes. Sempre dilua os óleos essenciais em algum veículo carreador se for usá-los diretamente na pele. Os óleos cítricos podem causar manchas na pele, pois são fotossensíveis. Assim, não se exponha ao sol intenso até 6 hs após o uso de óleos essenciais cítricos na pele.

Outros óleos essenciais são dermoagressivos, podem causar ardência e irritação dérmica se usados puros sem diluição.

Muitos óleos essenciais são contraindicados durante a gestação.  Alguns não podem ser utilizados nos três primeiros meses, outros devem ser evitados durante toda a gestação. Consulte sempre um aromaterapeuta profissional e procure a orientação de seu obstetra antes de usar óleos essenciais na gestação.

Existe um estudo que mostra que óleos essenciais podem acalmar bebês, mas ainda assim é preciso cautela. Utilize sempre dosagens mínimas, o ideal é usar no aromatizador de ambiente apenas e também com orientação de um aromaterapeuta experiente.

Você já conhecia o poder da Aromaterapia e dos óleos essenciais? O que achou? Conte-nos nos comentários!

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário