Aromaterapia é uma prazerosa opção para combater os distúrbios do sono

A insônia é um problema que impacta diretamente a saúde dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas possuem dificuldade para dormir. Estimativas afirmam que cerca de 30% a 40% dos brasileiros sofrerão com a insônia em alguma fase da vida.

Para evitar o problema, a aromaterapia é uma ótima opção. Além de ser uma opção natural para cuidar a insônia, os óleos essenciais não causam efeitos colaterais e ainda deixam um aroma único nos ambientes da casa.

Confira agora como cuidar dos distúrbios do sono com a ajuda da aromaterapia!

Entenda a importância de dormir bem

Você sabia que poucas horas de sono podem trazer sérias consequências para sua saúde? Pessoas que dormem pouco podem ter sua produtividade afetada, bem como sofrer grandes impactos em sua saúde física (com aumento do risco de doenças como hipertensão e diabetes) e mental (como ansiedade e falhas na memória).

Ao ter um sono regulado, as mudanças na sua saúde e aparência são nítidas. Você se sente menos estressado, ativa a sua memória, controla o apetite e ainda tem muito mais disposição para realizar suas tarefas diárias. 

Aromaterapia para cuidar dos distúrbios do sono

São inúmeras as pesquisas realizadas que comprovam a eficácia da aromaterapia no combate aos distúrbios do sono. Alguns estudos, inclusive, mostram a existência de uma relação entre os aromas e a melhora da qualidade de sono. 

Uma delas foi realizada em 2017, com 132 mulheres. Nesta pesquisa, foi feita a comparação da massagem de acupressão e da aromaterapia. 

Com um tratamento de 4 semanas, o grupo foi dividido em 4 grupos: um utilizou uma difusão de 20 minutos do óleo essencial de lavanda – com um difusor ultrassônico, 3 vezes por semana; Já o segundo grupo recebeu uma mistura de óleo essencial de lavanda, manjerona e sálvia esclareia, com a aplicação da mesma forma.

O terceiro grupo recebeu apenas água (placebo) e o quarto grupo recebeu a massagem uma vez por semana, durante 45 minutos. 

Óleos essenciais a favor da qualidade do sono

O resultado da pesquisa mostrou  que a mistura de óleos essenciais trouxe um resultado positivo – as mulheres deste grupo perceberam uma melhora de 46% na qualidade do sono e sua qualidade de vida em 39,7%. As demais técnicas tiveram um resultado menor. 

Ou seja, ao inserir o uso da aromaterapia na sua rotina, você consegue iniciar um ritual de relaxamento, que vai favorecer a qualidade do seu sono. Para a utilização desses óleos essenciais, a recomendação é que se faça uma aromatização no quarto, na hora de dormir, ou até mesmo uma massagem pós-banho.

Faça o teste e perceba como será o seu nível de relaxamento, principalmente após um dia estressante e cheio de atividades!

Aqui na Terra Flor, você encontra óleos essenciais com toda a qualidade que você merece e 100% naturais. Encontre os aromas e os acessórios que permitem um ritual completo de relaxamento com condições especiais de pagamento. Faça já o seu pedido! 

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário