Aromaterapia x Alergias: tudo o que você precisa saber

As reações alérgicas que afetam as pessoas são uma reação do sistema imunológico a alguma substância, que nosso sistema entende ser um agressor e cria um mecanismo de defesa, os anticorpos. Estes anticorpos fazem com que as células liberem substâncias ao nosso corpo que ocasionam a reação alérgica.

As reações alérgicas típicas trazem diversos sintomas, como coceiras no nariz, na boca, garganta, olhos, coriza e outros efeitos.

Há diversos tipos de alergias, desde as mais perigosas como a certas substâncias contidas em medicamentos, alergias alimentares ou alergias ao mofo, poeira, pêlos de animais, produtos de limpeza, etc. O tratamento para alergias também pode ser feito de várias formas, dependendo do indivíduo e do tipo de alergia, através de vacinas de sensibilização ou métodos homeopáticos, bem como até através de acupuntura. 

Como a aromaterapia pode ajudar nas alergias?

Quando o corpo humano está sofrendo uma reação alérgica, nosso corpo cria pequenas inflamações, além de estimular o sistema imunológico. A aromaterapia é recomendada para desintoxicar o organismo dessa reação exagerada, amenizando os sintomas e eliminando o desconforto!

Conheça os óleos essenciais para combater alergias

Para reduzir a inflamação nasal ou a coceira em alguma parte do corpo, recomendamos o uso do óleo essencial de hortelã-pimenta. Ele desobstrui o nariz e dá alívio para a garganta irritada pela alergia e acalma o prurido.

O óleo essencial de eucalipto radiata desobstrui o pulmão e o nariz, ajudando a melhorar a circulação de ar e reduzindo os sintomas alérgicos. Ele também possui efeito anti-inflamatório.

O  Tea tree é um dos óleos essenciais mais conhecidos pelas pessoas que possuem problemas respiratórios, tanto alérgicos como bronquites. Ele é muito eficiente na eliminação de bactérias e fungos pois tem ação anti-séptica. Além disso, acalma o sistema imunológico, diminuindo a reação alérgica!

Aromaterapia para rinite alérgica

A rinite alérgica é uma situação que aflige muitas pessoas, sendo a 5ª problema crônico mais comum entre a população, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia. 

A poluição, mudanças de temperatura ou até mesmo trabalhar em ambientes com ar condicionado, podem ajudar a prejudicar os sintomas de coceira e coriza.

A rinite pode ser facilmente diagnosticada em uma consulta médica com um otorrinolaringologista. O médico provavelmente irá pedir alguns exames como o teste de pele e exame de sangue.

Os óleos essenciais da aromaterapia contém substâncias que penetram rapidamente em nossa cavidade, enviando informações para o nossos sistema nervoso, responsável pelo controle das secreções hormonais em nosso organismo.

Existem diversos óleos essenciais que possuem maior afinidade com o sistema respiratório, trazendo benefícios para o tratamento complementar da rinite alérgica.

A aromaterapia para pessoas com rinite pode ser feita tanto com inalação, massagem no peito e seios nasais como também com aromatizador de ambiente.

Para a massagem, recomendamos os óleos essenciais de lavanda ou eucalipto radiata. Aplique entre 3 a 5 gotas diluídas em óleo vegetal.

As pessoas que preferem fazer inalação para tratar a rinite, recomendamos os óleos essenciais de melissa e eucalipto globulus!

Além dos óleos corporais, a aromaterapia para rinite também pode ser utilizada para eliminar problemas do ambiente em que a pessoa está. Alguns óleos essenciais podem ser usados para a aromatização de ambientes, eliminando ácaro, bactérias no ar e mofo antes que estes cheguem as narinas da pessoa.

Para aromatizar o ambiente e proteger sua casa, recomendamos o óleo essencial de limão siciliano ou lima Tahiti. Coloque entre 10 a 15 gotas em um aromatizador de ambiente!

Comece a fazer aromaterapia contra alergias agora mesmo!

A Terra Flor é uma empresa especializada em criar óleos essenciais para alergias e outras diversas finalidades. Fazemos estudos constantes para trazer novos aromas ao mercado e entregamos para todo o Brasi! Acesse o site e confira!

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário