Ayurveda: o que é e para que serve?

A Ayurveda é uma  terapia complementar extremamente benéfica para as pessoas que possuem problemas decorrentes de falta de exercícios físicos ou por desarmonias emocionais e mentais que começam a nos desequilibrar energeticamente como um todo.

A palavra sânscrita Ayurveda significa a ciência da vida. É a medicina milenar da Índia, baseia-se no tratamento, prevenção, desintoxicação e rejuvenescimento tanto do corpo quanto da mente, aliviando a irritação, ansiedade e tensões musculares. Ela ainda estimula o sistema linfático e relaxa a mente, renovando a energia. A cultura indiana prega que a energia vital circula pelo nosso organismo através do sistema de chakras (que significa “roda” em Sânscrito). O sistema de chakras deve ser harmonizado para que tenhamos a possibilidade de curar as doenças com mais facilidade.

Ayurveda além de ser uma medicina complementar é considerada um estilo de vida. Quando praticamos hábitos mais saudáveis, como alimentação correta e a prática de exercícios físicos, estamos investindo em saúde preventiva.

Para o Ayurveda, o mundo é formado pelos cinco elementos: ar, éter, fogo, água e terra. Tudo é formado pela interação desses elementos. O objetivo do Ayurveda é o equilíbrio e a harmonização de corpo, mente, alma e natureza.

Conheça algumas modalidades desta terapia complementar:

Abhyanga

É uma massagem com óleos realizada no corpo inteiro. Serve para remover toxinas do corpo, nutre as células, aumenta a força do tecido e melhora a circulação do sangue. Ela aumenta a imunidade, auxilia no equilíbrio do sistema hormonal e sistema nervoso, acalma o excesso de atividade mental induzindo ao sono reparador, diminui o estresse, evita a inflamação da pele, diminuindo a celulite, hidrata e embeleza a pele, amenizando as dores no corpo.

Shirodhara

É um fluxo contínuo de óleo em temperatura morna e agradável despejado durante alguns minutos no ponto vital da testa. É indicado nos casos de síndrome do pânico, desequilíbrio emocional, cansaço, deficiência de libido, fobias, falta de memória, dores de cabeça, depressão, insônia, irritabilidade, raiva, labirintite, ansiedade, estresse, raiva e hipertensão. Ele revigora corpo e mente, estimula recordações cognitivas, renova a doçura da vida e aumenta o nível de intuição.

Terapia dos marmas

É uma massagem feita através da pressão nos pontos vitais distribuídos por todo o corpo. Serve para desbloquear dos pontos vitais, recomendada em casos de ansiedade, depressão e baixa autoestima. Diminui as dores musculares e nas articulações, melhora a constipação intestinal, trata a obesidade, geralmente causada por má digestão e acumulo de material não digerido.

Conheça nossa coleção Ayurveda clicando aqui.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário