Cientistas apontam os efeitos da aromaterapia no controle e prevenção da hipertensão

A hipertensão é considerada uma das doenças que mais mata no Brasil. São 300 mil mortes ao ano, sendo 820 por dia, 30 a cada hora e uma a cada dois minutos. Os números são preocupantes e a sua prevenção simples. Ter uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e a realização de atividades físicas diárias são algumas das medidas preventivas.

Um estudo* realizado na Coreia com 83 pacientes com hipertensão e pré-hipertensão teve como objetivo identificar o efeito da aromaterapia na pressão arterial, na monitoração da PA ambulatorial e concentração de cortisol salivar (hormônio do stress). Esses pacientes foram divididos em 3 grupos. Ao grupo experimental (n = 28) foi solicitado inalar a sinergia com OE de lavanda + ylang-ylang + manjerona + neroli (20: 15: 10: 2). Ao grupo placebo (n = 27) foi solicitado a inalar uma fragrância artificial. Enquanto o terceiro, o grupo controle, não recebeu tratamento nenhum (n = 28).

Observou-se que:

1- A PAS (Pressão arterial sistólica) (P <0,001) e a PAD (Pressão arterial diastólica) (P = 0,009) medidas em casa no grupo experimental foram significativamente menores em comparação com o grupo placebo e o grupo controle após o tratamento.

2- A PAS diurna durante a monitoração do grupo experimental apresentou queda significativas em comparação com as medições do grupo placebo e do grupo controle (P <0,001). Não houve diferença estatisticamente significante nas PAS noturnos.

3- A PAD diurna durante a monitoração do grupo experimental apresentou diminuições significativas em comparação com as medições do grupo placebo e do grupo controle (P = 0,002). Não houve diferença significativa nas PADs noturnas.

4- O grupo experimental mostrou reduções significativas na concentração de cortisol salivar em comparação com as concentrações do grupo placebo e do grupo controle (P = 0,012).

Concluiu-se que:

A inalação da sinergia pelos pacientes não só teve um efeito imediato de diminuição da PA, mas também prevê um efeito a longo prazo. Ou seja, a aromaterapia para o controle da PA e para prevenir a progressão da hipertensão é fortemente recomendada, e em particular, na forma simples e conveniente de um colar.

SAIBA MAIS SOBRE OS ÓLEOS ESSENCIAIS USADOS NESSE ESTUDO:

Manjerona: esse é um importante óleo essencial para a prevenção da hipertensão, pois sua composição molecular é perfeita para incitar uma diminuição da atividade do sistema nervoso simpático – sistema responsável pela sensação de alerta. Este óleo essencial também promove a vasodilatação, podendo levar a redução a pressão arterial.

Lavanda: seu poder relaxante é ideal para os cuidados da hipertensão arterial, pois alivia a excitação cardíaca, diminuindo a pressão sanguínea e as palpitações.

Ylang-ylang: outro óleo essencial importante para a prevenção da hipertensão. Além do potencial de diminuir a pressão sanguínea, ele alivia as palpitações e excitações do sistema nervoso. Outro benefício deste óleo essencial é a promoção ao relaxamento emocional.

Neroli: é o óleo essencial da flor de laranjeira, e promove conforto emocional, além de diminuir as palpitações cardíacas causadas por traumas ou medo.

Aqui na Terra Flor, você encontra esses óleos essenciais 100% naturais e absolutos, além de acessórios que ajudam a inserir os aromas no seu dia a dia com muita praticidade. Faça agora seu pedido e aproveite nossas condições especiais de pagamento

Leia o artigo completo em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23259002

*Referência: KIM, In-Hee et al. Essential Oil Inhalation on Blood Pressure and Salivary Cortisol Levels in Prehypertensive and Hypertensive Subjects. Hindawi Publishing Corporation, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, Korea, Article ID 984203, 9 pages, 2012.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário