Como a aromaterapia pode te ajudar a reduzir a ansiedade e estresse
Você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), já são mais de 18 milhões de brasileiros que convivem com este mal: são 9,3% de toda a população.
A aromaterapia tem papel importante no combate à ansiedade: existem diversos estudos que comprovam que os óleos essenciais são altamente eficazes, ajudando no alívio dos principais sintomas.
Muito mais que um cheiro agradável, os óleos essenciais são uma alternativa saudável de cuidados com o corpo e mente. E no caso da ansiedade, seus efeitos promovem resultados surpreendentes.
Como identificar uma crise de estresse e ansiedade
Embora seja uma sensação incômoda, o estresse nada mais é que um estímulo natural do seu organismo frente a determinadas situações, reais ou imaginárias de ameaça. Os sintomas podem ser desde momentâneos, como sudorese, reação de emergência e nervosismo a até reações mais graves, como aumento do risco de infarto e desencadeamento de depressão.
Além de manter hábitos saudáveis, é importante identificar esses momentos e combater imediatamente os sintomas, tendo a aromaterapia como um grande aliado para isso! Estudos científicos mostram que o uso de óleos essenciais promove a redução da ansiedade e estresse após um tratamento contínuo.
Ansiedade e estresse universitário pode ser combatido com aromaterapia
Em um estudo realizado pelo Fofito/FM – USP – Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pesquisadores utilizaram em um grupo de universitários com sintomas de ansiedade e estresse uma mistura de óleos essenciais: lavanda, laranja azeda, ylang-ylang e cedro.
O tratamento foi realizado por meio de inalação da sinergia dos óleos essenciais e, ao final do tratamento, foi possível perceber uma série de benefícios, como:
- Efeitos calmantes causados pela absorção dos óleos essenciais;
- Efeitos emocionais;
- Diminuição da pressão arterial, aumento da temperatura da pele e maior relaxamento e calma;
- Diminuição de 24% dos níveis de ansiedade e estresse após o uso da aromaterapia.
Para que esses efeitos sejam duradouros, é preciso manter uma frequência do uso dos óleos essenciais, pois embora as substâncias permaneçam por mais tempo no organismo, é preciso sua reposição constante.
Neste sentido, é interessante investir em difusores de ambientes, que podem ser ligados por uma hora diária. Além disso, vale investir em massagens relaxantes com o uso desses aromas – que além de promover a diminuição da ansiedade e estresse ainda vão deixar a pele mais hidratada e com vida.
São diversas as formas de aproveitar as maravilhas da aromaterapia, mas muito importante é utilizar produtos certificados, que consegues encontrar aqui na Terra Flor! São diversos óleos essenciais e acessórios que auxiliam o uso da aromaterapia em casa, de forma simples e prática. Faça já o seu pedido!