Como diminuir a ansiedade com a aromaterapia

O uso da aromaterapia tem sido uma alternativa eficaz para reduzir o estresse e ansiedade sentido por milhares de pessoas todos os dias. Ela pode ser utilizada de diversas formas, como por exemplo, através de massagens, inalação ou em um aparelho difusor de aromas. 

Considere utilizar a ajuda da aromaterapia antes de situações potencialmente estressantes, como uma prova complicada, uma entrevista de emprego, ou qualquer outra situação que cause desconforto ou ansiedade.

Como usar a aromaterapia para ansiedade?

A aromaterapia é mundialmente conhecida como uma prática terapêutica complementar para diversas situações, alcançando rapidamente o nosso cérebro, ativando emoções que podem nos transmitir calma, conforto, segurança e amenizar a ansiedade. 

Para que os efeitos da aromaterapia sejam mais rápidos, o indicado é que se utilize um difusor de aromas ambiental ou a aplicação de algumas gotas do óleo essencial em um lenço de pano ou até em um pedaço de algodão acondicionado no orifício do colar aromático.

Óleo essencial de Lavanda Bulgária

O óleo essencial mais conhecido para o tratamento da ansiedade é a lavanda bulgária. Ele possui um aroma suave que remete a pessoa à momentos agradáveis da infância. 

A aromaterapia com lavanda é capaz de reduzir os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse. Ela também ajuda nos cuidados cardiovasculares e melhora a sensação de inquietação e ataques de pânico.

Óleo de Yuzu

Conhecido por possuir um aroma forte e cítrico, o óleo essencial de Yuzu , de origem japonesa, possui diversos benefícios como proteção contra os vírus da gripe, por exemplo. Ele também é muito utilizado para o tratamento de ansiedade pois relaxa o corpo e a mente.

Óleo essencial de Camomila romana

O Óleo essencial de Camomila possui aroma doce porém levemente terroso. Ele é muito conhecido por ser benéfico a saúde e bem estar, com potenciais relaxantes e tranquilizantes. 

Apesar de ser mais conhecido em forma de chá, a camomila romana ta,bém é muito utilizada na forma de óleo essencial na aromaterapia e possui diversos benefícios, como por exemplo:

– Prevenção de desequilíbrios da energia vital, que acabam desencadeando doenças;

– Efeitos calmantes da mente;

– Para alívio de dores musculares;

– Alívio de sintomas de TPM e cólica menstrual;

– Cuidados da pele;

– Sistema digestório.

Óleo essencial de vetiver

Descoberto na Índia, o vetiver é cultivado e extraído no Pará para artesanato e também para uso do óleo de vetiver, utilizado em cuidados de ansiedade, no controle e apaziguamento dos distúrbios hormonais durante a fase pré menstrual (TPM), ou menopausa e muitos outros.

Muito conhecido também como um poderoso repelente de formigas e traças, o vetiver é utilizado na aromaterapia para aliviar a ansiedade, estresse e amenizar dores.

Muitas vezes o óleo de vetiver é indicado para quem busca firmeza de espírito, seu aroma é terroso e pesado, ou seja, um aroma marcante, de notas perfumísticas baixas que permanecem no ambiente por muito tempo.

Ele também pode ser utilizado para ajudar estimular o sistema imunológico, auxiliando o despertar de nossa defesa interna.

Óleo essencial de hortelã verde seus benefícios

A óleo essêncial de hortelã possui um destaque especial dentre os inúmeros aromas. É um óleo muito versátil que pode ser utilizado para melhorar tanto aspectos físicos como pele e cabelos, como aspectos emocionais como ansiedade e irritabilidade.

Benefícios do óleo de hortelã:

– Ajuda a regular o humor;

– Alivia sintomas de alergia, acalmando o prurido da pele;

– Ajuda a desobstruir o sistema respiratório;

– Estimula o metabolismo do corpo;

– Ajuda a deixar os pensamentos mais estáveis e fluidos.

 

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário