Como usar óleos essenciais para tratar a acne?

A acne é uma condição muito mais comum do que se imagina, acometendo milhares de pessoas em todas as idades, e não somente o adolescente como comumente se acredita. É fato que são os  adolescentes o grupo mais afetado pela acne, mas o problema pode atingir qualquer tipo de pessoa. Praticamente todas as pessoas, em algum ponto da vida, vão precisar lidar com a acne. Dentre os tratamentos mais efetivos para a acne está o uso de óleos essenciais, que são substâncias naturais concentradas com propriedades específicas que ajudam no combate à acne e na manutenção de uma pele saudável.

Confira abaixo como usar óleos essenciais para tratar a acne, quais deves escolher, e descubra uma maneira natural de cuidar da sua pele sem muito trabalho.

Como usar óleos essenciais para tratar a acne

Parece estranho utilizar óleos para tratar uma condição comumente associada à peles oleosas. Mas acontece que alguns óleos essenciais são ótimos para o tratamento da acne justamente porque hidratam a pele na medida certa e impedem o entupimento dos poros e a formação das espinhas.

Além disso, os óleos essenciais atuam na redução de hormônios de estresse responsáveis pelo surgimento da acne, além de possuírem propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de uma pele limpa, saudável e hidratada.

Quais óleos essenciais utilizar para tratar a acne e como aplicá-los?

Os melhores óleos essenciais existentes para o tratamento da acne são:

  • Óleo  essencial de tea tree;
  • Óleo essencial de patchouli;
  • Óleo essencial de palmarosa;
  • Óleo essencial de fruto de junípero;
  • Óleo essencial de sálvia sclarea.

Para obter os efeitos desejados e se livrar da acne usando esses óleos essenciais, basta diluí-los em um óleo específico para a pele oleosa, como óleo de  jojoba ou andiroba, ou pracaxi. Ou fazer um emplastro com argila verde ou preta que auxiliam a remover as toxinas e oleosidade da pele. Normalmente pinga-se 3 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de argila usada. Use quantas colheres de argila for necessário para cobrir a área afetada pela acne.

Essa mistura pode ser eficaz ainda na eliminação das cicatrizes resultantes de processos de acnes antigos, basta proceder da mesma forma e aplicar o óleo diluído sobre a pele. Não deve-se jamais aplicar o óleo essencial diretamente na pele, sempre diluído em veículos carreadores.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!