Conheça as principais características dos óleos essenciais

Você conseguiria identificar as principais características dos óleos essenciais? Sabia que elas são importantes para se escolher o melhor produto?

A maioria dos óleos essenciais são conhecidos somente por seus aromas agradáveis característicos. No entanto, eles também podem ser utilizados em muitas outras funções e aplicações, desde a aromatização de ambientes até como coadjuvantes em tratamentos complementares de doenças como depressão e artrite.  

Para tanto, é fundamental a escolha de óleos de excelente qualidade e procedência, que contém as propriedades terapêuticas. Vale lembrar, que os óleos são concentrados, onde grande volume de matéria-prima foi necessário para a sua produção, o que muitas vezes explica o custo mais elevado, quando comparado a produtos de qualidade duvidosa.

Aroma original é uma das principais características dos óleos essenciais

Uma das principais características dos óleos essenciais é a originalidade dos seus aromas. Como eles são feitos a partir do sumo de plantas, raízes ou sementes, sem composições químicas e aromáticas, uma gota de óleo tem um cheiro muito forte.

Um frasco de óleo essencial de hortelã pimenta, por exemplo, exige cerca de 24 xícaras de chá da planta. É fácil perceber, que este montante de matéria-prima não pode ter o mesmo custo de produtos químicos com aroma semelhante. Por isso, não confie em óleos essenciais muito baratos, pois talvez nem óleos essenciais sejam.

Densidade mais aquosa

Quando falamos em óleo, relacionamos sempre à densidade de substâncias oleosas que já conhecemos, como o óleo de cozinha ou de corpo. Contudo, os óleos essenciais são bem menos densos, mais aquosos.

Isso acontece porque os produtos são destilados, em sua maioria, à vapor de água, fazendo com que o resultado final seja mais líquido. Excluem-se desse método, os óleos de frutas cítricas, pois essas não podem ser aquecidas, para não perderem suas propriedades. São feitos a partir de pressão à frio das cascas.

Propriedades terapêuticas

Se o corpo de uma pessoa tem alguma lesão ou determinado problema de saúde, é possível obter tratamento através de massagens ou compressas. Essa também é uma das formas de uso dos óleos essenciais. Procure a melhor forma de utilização para cada óleo essencial.

Lembre-se que os óleos essenciais jamais devem ser ingeridos sem acompanhamento profissional. O seu poder terapêutico está em aplicações tópicas, inalações, compressas, etc. Para casos de doenças em órgãos internos, é preciso conversar com um especialista. Jamais utilize-os sem orientação.

Cosméticos

Problemas capilares também podem ser resolvidos com os óleos essenciais. Recuperar cabelos secos ou oleosos, ajudar no combate a caspa ou seborreia e queda de cabelo são algumas reparações que os devidos óleos essenciais trazem.

A maioria dos óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele, devem ser diluídos anteriormente em óleos vegetais. Neste exemplo, os devidos óleos essenciais devem ser misturados no shampoo, em uma proporção de 30 gotas para cada 100 ml de produto, antes da aplicação no cabelo ou couro cabeludo.

Fotossensibilidade

Uma das importantes características dos óleos essenciais é a Fotossensibilidade. Isso significa que o produto é sensível à luz, reagindo a ação dos raios solares. Isto é fundamental para armazenar corretamente o seu óleo essencial, mantendo suas propriedades. Eles devem sempre ficar em ambiente escuros.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário