Conhecendo melhor os Óleos Essenciais

Podemos dizer que os Óleos Essenciais são a forma mais concentrada de energia vegetal. São substâncias orgânicas e naturais, responsáveis pelo aroma das plantas aromáticas. Voláteis e altamente concentrados, são muito potentes e, apesar de serem chamados de óleos, não são substâncias oleosas.
Podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes das plantas, tais como: flores (lavanda francesa e ylang-ylang), frutos (anis estrelado e may chang), folhas (patchouli e manjericão), raízes (vetiver), rizoma (gengibre) e madeira (sândalo, palo santo e cedro Virgínia). Também podem ser obtidos por pressão a frio da casca (frutos cítricos: laranja, limão siciliano, bergamota,mandarina, grapefruit e tangerina). A quantidade de Óleo Essencial que algumas plantas produzem muitas vezes é ínfimo, sendo necessário até 1.000Kg da planta aromática para se obter apenas 1 litro.
Os vegetais aromáticos produzem pequenas quantidades de Óleos Essenciais em glândulas, a partir dos açúcares resultantes da fotossíntese. A medida que as células glandulares vão produzindo o Óleo Essencial, esse vai sendo acumulado e armazenado na forma de minúsculas gotas. No processo de destilação, as glândulas secretoras são esvaziadas liberando os Óleos Essenciais.
Compostos por moléculas químicas orgânicas, possuem propriedades antissépticas, antimicrobianas, relaxantes, estimulantes, dentre outras. São utilizados em massagens, fricções, inalações, compressas, aromatização e assepsia ambiental, cosmética e banhos. Além disso, podem ser aplicados no cuidado com a beleza, na manutenção da saúde e do bem estar, funcionando como uma ferramenta valiosa para o relaxamento e alívio do stress.
Suas características terapêuticas são comprovadamente eficazes. Biologicamente, fortalecem as defesas naturais do corpo e o equilíbrio do sistema endócrino. Psicologicamente, auxiliam na harmonização dos hemisférios cerebrais, permitindo um relaxamento profundo e mais facilidade no processo de auto-regulação.
Clique aqui para conhecer os Óleos Essenciais Terra Flor.
No próximo artigo vamos aprofundar um pouco mais nos Óleos Vegetais, não perca.
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário