DEFININDO A AROMATERAPIA

Esta é o primeiro artigo de uma série que visa aprofundar um pouco mais na Aromaterapia, abordando conceitos, história, detalhes do seu funcionamento e aplicação prática. O conteúdo destes artigos foi baseado na apostila do Curso Básico de Aromaterapia. Aproveitem!

O que é Aromaterapia? É a terapia do olfato, baseada em pesquisas científicas que estudam as características medicinais das plantas aromáticas. Um tratamento natural que utiliza as propriedades curativas presentes nas moléculas químicas dos óleos essenciais, responsáveis por produzirem o perfume das plantas aromáticas.
A Aromaterapia é usada popularmente na Europa há mais de 80 anos, e atualmente é praticada por inúmeros médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde para o tratamento de disfunções orgânicas, servindo como um importante apoio aos tratamentos tradicionais de saúde e na cosmetologia, por sua eficácia e facilidade de utilização.
Pode ser utilizada sozinha, em conjunto com métodos terapêuticos tradicionais ou em terapias complementares, para auxiliar o tratamento de problemas cotidianos individuais e da família, tais  como: indigestão, gripes, alergias, sinusite, dermatites, dor de cabeça, dor muscular e articular, dor de dente, inflamações, micoses, cicatrização de ferimentos, insônia, exaustão nervosa, falta de concentração, memória, desânimo, alívio dos sintomas da menopausa, ansiedade, estimular a libido ou ainda para promover relaxamento e bem estar em ambientes.
Em se tratando da sua aplicação prática, os OE são usados em colares aromáticos individuais, bochechos, gargarejos, fricções corporais, máscaras de argila, shampoos, cremes nutritivos e hidratantes, em sinergias com óleos vegetais para hidratação e massagens, vaporizações, inalações, compressas, escalda pés, banhos de imersão, perfumes, aromatização ambiental, dentre outras técnicas, dependendo do tipo de óleo e aplicação terapeutica.
Usada no dia a dia, é uma forma agradável de manter a saúde e beleza do seu corpo, proporcionando bem estar familiar e profissional. Transforma os pequenos rituais diários de cuidados com o corpo em momentos de prazer e relaxamento, colocando todo o encanto da Natureza em sua companhia.
No próxima artigo vamos apresentar como surgiu a Aromaterpia ao longo da história.
Luciane Vishwa Schoppan
Bióloga e Aromaterapeuta
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!