Dicas para escolher óleos essenciais
Os óleos essenciais são conhecidos pelo seu delicioso aroma e suas propriedades terapêuticas. No entanto, quem deseja utilizá-los, precisa conhecer quais os tipos são mais adequados para cada finalidade.
Para te ajudar com a escolha, trouxemos algumas dicas importantes que vão auxiliá-lo na escolha do produto correto para cada objetivo.
Evite produtos sintéticos
É comum uma pessoa ir atrás de óleos essenciais, mas acabar comprando os tipos sintéticos. Eles até podem parecer iguais, mas com um produto 100% natural você tem a garantia de que o tratamento é eficaz.
Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas e são substâncias orgânicas. Já os óleos sintéticos são obtidos a partir de derivados de petróleo. Eles possuem um aroma agradável, mas não oferecem o efeito terapêutico.
Entenda o uso de cada produto
Por existir uma variedade de aromas, é preciso cuidado na hora de escolher, pois cada produto tem uma indicação específica e irá estimular diferentes partes do organismo.
Por exemplo, um óleo essencial para tratar a insônia vai ser diferente daquele indicado para estimular o foco e a concentração. Há uma vasta bibliografia com estudos explicando quais óleos são recomendados para cada tipo, vale checar as indicações antes de garantir o seu produto.
Tipos de uso
Os óleos essenciais podem ser utilizados em diferentes formas – vaporização, ingestão, banhos, entre outros. Isso porque cada molécula é absorvida de uma forma – e isso também interfere na eficácia do tratamento.
Por exemplo, para tratamentos de resfriados, bronquite e sinusite, a indicação é por inalação. Nesses casos, a aromatização ambiental é a mais indicada. Além disso, também é possível encontrar óleos essenciais junto a óleos vegetais para massagens, ou então em cremes e pomadas.
Dicas de terapias com óleos essenciais:
1: Para uma noite romântica:
Em um difusor, coloque 3 gotas de sálvia sclarea, 2 gotas de patchouli, 2 gotas de sândalo amyris, 2 gotas de canela casca e 2 gotas de absoluto de cacau.
2: Para criar um ambiente de festa:
Misture 3 gotas de alecrim qt. cineol, 3 gotas de noz moscada, 5 gotas de laranja doce e 2 gotas de ylang ylang. Coloque em um difusor de ambientes.
3: Para aumentar o foco e concentração:
Pingue 3 gotas de hortelã pimenta no colar aromático individual para refrescar, acordar, animar e concentrar.
4: Antes da prática de yoga ou meditação:
Aromatize o ambiente com 12 gotas de olíbano – no difusor ou spray. Esse aroma irá auxiliar na criação de uma atmosfera meditativa.
5: Para auxiliar o equilíbrio hormonal e aliviar a TPM:
Pingue 5 gotas de gerânio e 5 gotas de sálvia sclarea sobre a coluna vertebral e friccione vigorosamente. Você também pode pingar 5 gotas de OE de gerânio e 5 gotas de sálvia sclarea na planta dos pés e fazer fricção.
martasolangeminhoto
Amei a explicação. Estou aguardando os meus óleos chegarem. Obrigado por nos orientar
Luciana Gomes Santos
Estou tentando salvar este artigo no meu computador mas é impossível. Por que vcs não possibilitam que os artigos sejam salvos??
Obrigada.
Terra Flor Aromaterapia
Olá, Luciana!
Por questões de segurança nossos artigos online estão disponíveis apenas para consulta.
No mais, temos vários e-books disponíveis gratuitamente aqui no site! Já conhece? É só acessar aqui: https://terra-flor.com/categoria/ebooks/
Fabíola
O óleo essencial de gerânio pode ser ingerido?
Terra Flor Aromaterapia
Bom dia Fabíola,
A ingestão de óleos essenciais com propósitos e finalidades terapêuticas não deve ser incentivada nem pode ser realizada de forma indiscriminada. Essa deve ser essa acompanhada de uma equipe profissional composta por um médico acompanhado de aromaterapeuta, onde haja o conhecimento integral sobre a indicação, as dosagens e como se darão as respostas dos óleos essenciais em cada organismo.
Os óleos essenciais e vegetais da Terra Flor são 100% puros e naturais, sem qualquer modificação no produto extraído da planta. Trabalhamos apenas com óleos essenciais e vegetais com padrão terapêutico de qualidade.
Entretanto, no Brasil a ANVISA classifica os OEs na categoria de Cosmético, sendo por esta razão vedada a ingestão. Apenas alguns OEs cítricos, mentolados e outros usados na indústria alimentícia poderão ser registrados como “flavorizantes” e usados para ingestão.
Por esses motivos indicamos em nossas redes sociais somente o uso externo dos óleos essenciais, via inalação ou quando cutânea, sendo acompanhada de um óleo graxo carreador, os óleos vegetais. Acreditamos que esses são os métodos mais eficientes e seguros para se atingir o resultado terapêutico esperado.
Qualquer dúvida estamos à disposição.