Massagem com óleos essenciais em pacientes com câncer

Efeito ansiolítico da massagem com óleos essenciais em pacientes com câncer de mama
Fonte: Jiro Imanishi, Hiroko Kuriyama, Ichiro Shigemori, Satoko Watanabe, Yuka Aihara, Masakazu Kita,Kiyoshi Sawai, Hiroo Nakajima, Noriko Yoshida, Masahiro Kunisawa, Masanori Kawase, and Kenji FukuiEfeito ansiol;
Resumo
Foram examinados 12 pacientes com câncer de mama em um ensaio semi-aberto, comparativo, eles receberam massagem associada a Aromaterapia, e observamos como eles foram influenciados psicológica e imunologicamente. Os resultados foram comparados 1 mês antes da massagem com Óleos Essenciais, durante o tratamento de massagem e 1 mês após a realização da massagem com Óleos Essenciais. Os pacientes receberam uma massagem aromaterápica de 30 min, duas vezes por semana durante 4 semanas (oito vezes no total). Os resultados no State-Trait Anxiety Inventory teste (IDATE) mostraram que a ansiedade foi reduzida, depois de terem recebido 30 min de massagem com Óleos Essenciais em oito sessões sequenciais. Nossos resultados sugerem ainda que a massagem com Óleos Essenciais melhorou o estado imunológico dos pacientes com câncer de mama. Investigações adicionais são necessárias para confirmar o efeito ansiolítico da aromaterapia em pacientes com câncer de mama.
Introdução
Aromaterapia é uma das medicinas complementares usadas para tratar várias doenças e sintomas, devido ao fato dos Óleos Essenciais possuírem várias ações farmacológicas, incluindo ação antimicrobiana, sedativa, analgésica, espasmolítica e estrogênica, etc. Uma vez que alguns Óleos Essenciais, tais como lavanda, mandarina, laranja doce, sândalo, gerânio, etc apresentam atividade ansiolítica, a Aromaterapia tem sido utilizada para o alívio da depressão e ansiedade. A massagem com Óleos Essenciais reduziu a ansiedade e depressão ​​e aumentou os linfócitos CD8 positivos e CD16 positivo no sangue periférico desses indivíduos.Verificou-se-se que a massagem com Óleos Essenciais melhorou a depressão leve de pacientes com câncer. Pacientes com câncer tendem a ser muito ansiosos sobre a recorrência de câncer, mesmo após a remissão completa. Esta ansiedade por sua vez pode reduzir a atividade imunológica, o que resulta em um aumento na probabilidade de recorrência. Esse dado nos alerta de que diminuir a ansiedade é fundamental.Vários estudos tem sido realizados sobre a ansiedade em pacientes com câncer. Fellowes et al. concluiu em uma revisão sistemática que a massagem com Óleos Essenciais confere benefícios de curto prazo sobre o bem-estar psicológico, sendo que o efeito sobre a ansiedade é apoiado por evidências limitadas e que o efeito sobre os sintomas físicos também podem ocorrer. Canto et al. também avaliaram o uso de massagem com Óleos Essenciais sobre o bem-estar de pacientes com câncer. Estes, demonstraram que os escores de ansiedade foram reduzidos significativamente ao longo do tempo apenas para o grupo de massagem com Óleos Essenciais. Com relação à eficácia para a dor, mobilidade, capacidade de trabalho e comunicação com a família, o grupo Óleo Essencial também teve melhor desempenho do que o grupo controle. A massagem com Óleos Essenciais também foi avaliada em cuidados paliativos em um estudo randomizado envolvendo massagem aromaterápica de corpo inteiro três vezes por semana. Para o grupo de Aromaterapia, melhorias significativas foram encontradas para o físico e o psicológico, qualidade de vida e sub-escalas físicas e psicológicas graves da Rotterdam Symptom Checklist (RSCL), pré ou pós-teste. Kohara et ai. Também relataram que o tratamento combinado com Aromaterapia, imersão dos pés e reflexologia parece ser eficaz para aliviar a fadiga em pacientes com câncer em estado terminal.
Resultados
Efeitos ansiolíticos e antidepressivos
Em IDATE, o traço de ansiedade foi gradualmente reduzida e houve diferenças significativas entre os períodos inteiros, entre os escores testado um mês antes da massagem e imediatamente após da primeira massagem (P <0,05) e entre os testados um mês antes e depois da primeira massagem (P <0,05). Em todos eles o estado escores de ansiedade do IDATE foram reduzidos significativamente após a massagem com Óleos Essenciais. Ou seja, houve diferenças significativas entre os períodos inteiros e entre os escores testados um mês antes da massagem e imediatamente antes da quinta massagem e entre os testados imediatamente antes e depois da primeira, quinta e oitava massagens. No entanto, não houve diferença significativa no período de controle espera.
Mudanças de Estado de Humor
Os resultados mostraram que a agressão-hostilidade e fadiga foram gradualmente reduzidas, mas não houve diferenças significativas na raiva, hostilidade entre os escores testados 1 mês antes da massagem e imediatamente antes da quinta massagem e entre os escores testados 1 mês antes da massagem e imediatamente antes da oitava massagem. Uma diferença significativa foi observada na agressão hostilidade entre os escores testados um mês antes e depois da massagem (P <0,05).
Medidas Imunológicas
Não houve diferenças significativas no número de leucócitos e neutrófilos e linfócitos CD4 + e CD8-positivos no período de controle espera. O número de leucócitos e de linfócitos aumentou significativamente após a oitava sessão de massagem com Óleos Essenciais, em comparação com aqueles antes da oitava massagem. Linfócitos CD4-CXCR3-positivos têm uma tendência a aumentar após a primeira e a oitava massagem, em comparação com aqueles  antes da primeira e oitava massagem. Linfócitos CD4-R4CC positivo também tendem a aumentar após a primeira sessão de Aromaterapia.
Discussão
Em primeiro lugar,  examinamos as respostas psicológicas da massagem com Óleos Essenciais usando IDATE, POMS e HADS. Estado escores de ansiedade de IDATE são suficientes para determinar os efeitos de curto prazo da Aromaterapia. Especialmente, no IDATE, escores de ansiedade diminuíram significativamente após cada sessão de massagem.
Por outro lado, o traço de ansiedade usando IDATE e HADS, que sejam adequadas para a determinação dos efeitos a longo prazo, foram gradualmente reduzidas ao longo das sessões. Ou seja, houve uma diminuição significativa nos escores de ansiedade-traço entre 1 mês antes e depois da massagem.HADS também mostrou que a ansiedade reduzia gradualmente ao longo do tempo, ao passo que não houve diferenças significativas nos escores de depressão. Coincidindo com os nossos resultados, Canto et al. também relataram que a massagem com Óleos Essenciais reduziu significativamente a ansiedade. Descobrimos que a massagem com Óleos Essenciais teve ambos os efeitos de curto e longo prazo sobre a redução da ansiedade em pacientes com câncer de mama.
Verificou-se os efeitos imunológicos nos linfócitos CD16 positivo (células natural killer), estas foram reduzidas significativamente após a massagem com Óleos Essenciais e houve uma diferença significativa entre os números imediatamente antes da primeira e oitava massagem. No entanto, (células T helper tipo 1) linfócitos CD4-CXCR3-positivos aumentou significativamente após a oitava massagem, em comparação com antes da oitava massagem.
A diminuição significativa de ansiedade, tanto no curto prazo e no longo prazo mostram que a massagem com Óleos Essenciais é uma promessa de apoio e conforto psicológico,  uma terapia eficaz para pacientes com câncer de mama. Investigações posteriores com um tamanho de amostra maior e melhor desenho do estudo, incluindo um grupo de controle, são necessários para confirmar nossos resultados. Fora terapias psicológicas, ansiolíticos e antidepressivos, a medicina convencional não oferece intervenções eficazes para reduzir a ansiedade relativa recorrência e / ou metástase. Nossos resultados sugerem que a massagem com Óleos Essenciais é uma terapia complementar viável, que reduz significativamente a ansiedade em pacientes com câncer de mama.
Adquira óleos essencial 100% puros e naturais em nossa loja virtual. Clique aqui.
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!