Você sabia que a Aromaterapia pode auxiliar no período menstrual? A massagem com óleos essenciais para alívio de cólicas foi estudada e a eficácia foi comprovada! Confira abaixo:
Estudo clínico controlado preliminar de massagem no abdômen com óleos essenciais para aliviar a dor menstrual em escolas de ensino médio femininas.
Autores: Myung-Haeng Hur, um Myeong Soo Lee, Ka-Yeon Seong e Mi-Kyoung Lee.
Este estudo investigou os efeitos do uso do paracetamol e da massagem com óleos essenciais para alívio de cólicas em meninas coreanas do ensino médio.
Os indivíduos foram divididos em dois grupos: o (tratamento) Grupo de massagem com Óleos Essenciais (n = 32) e o (controle) grupo acetaminofeno (n = 23).
A massagem com óleos essenciais para alívo de cólicas foi realizada em indivíduos do grupo de tratamento. O abdômen foi massageado uma vez usando os óleos essenciais de Sálvia Sclarea, Manjerona, Canela folha,Gengibre e Gerânio em uma base de Óleo vegetal de Amêndoa doce.
O nível de dor menstrual foi avaliada usando uma escala analógica visual na linha de base em 24 horas depois. A redução da dor menstrual foi significativamente maior no grupo de nassagem com óleos essenciais do que no grupo de acetaminofeno. Utilizando regressão múltipla, a massagem com óleos essenciais foi demonstrado ser mais fortemente associada com redução do nível de dor menstrual que o paracetamol.
Estes achados sugerem que a massagem com óleos essenciais para alívio de cólicas pode ser um tratamento eficaz. No entanto, não foi possível verificar se os efeitos positivos foi derivado da Aromaterapia, da massagem ou de ambos. Mais estudos rigorosos devem ser realizados utilizando medidas mais objetivas.
Dor menstrual é uma queixa comum, algo que cerca de 25-97% das mulheres experimentam. Várias terapias complementares têm sido usados para tratar a dor menstrual, incluindo a acupuntura, fitoterapia e manipulação da coluna vertebral. Outra opção é a massagem com óleos essenciais.
Aromaterapia é o uso terapêutico de óleos essenciais a partir de plantas derivadas. Estes óleos podem ser absorvidos no corpo através da pele ou o sistema olfatório. A terapia de massagem pode ser definida como uma média de manipulação de tecidos moles utilizando a pressão de tração e é relatado como eficaz para a dor menstrual.
A Aromaterapia é geralmente realizada em uma combinação com massagem, e foi demonstrado ser segura e eficaz no tratamento da dor menstrual ou dismenorréia.
Analgésicos orais, tais como acetaminofeno, são amplamente utilizados para controlar a dor. No entanto, a dosagem frequente de interação medicamentosa pode acarretar efeitos adversos, tais como ocorrência de toxicidade hepática. A disponibilidade de massagem abdominal com Óleos Essenciais, que não tem efeitos adversos, torna esta terapia atraente, especialmente se puder ser demonstrado ser tão eficaz como outras opções.
Dor menstrual é causada pela redução do fluxo sanguíneo devido à hiperatividade uterina. Pode ocorrer quando o fluxo menstrual é constrito e pode ser aliviada por um aumento da circulação sanguínea e antiespasmódicos. Óleos essenciais aplicados topicamente diluídos em combinação com massagem abdominal podem ser benéficos na melhoria da circulação do sangue. O aroma dos óleos essenciais ativa o sentido olfatório, que aciona o sistema límbico. Isso pode ser eficaz para ajudar a aliviar a dor menstrual.
Em conclusão, os nossos dados sugerem que a Aromaterapia pode ser eficaz no alívio da dor menstrual.
No entanto, não podemos elucidar completamente os efeitos não específicos da Aromaterapia devido à falta de controle placebo. Mais estudos randomizados devem ser realizados com os controles apropriados placebo. Estes devem incluir medidas mais objetivas, tais como as alterações hormonais associadas com a menstruação para explicar o possível mecanismo de redução da dor menstrual.
Clique
aqui para adquirir os óleos essenciais citados neste estudo.