O poder da gratidão – Reflexão
Gratidão (raiz etimológica)…
O Ano Novo se aproxima e inevitavelmente fazemos uma retrospectiva do ano que passou, esse é um ótimo período para reflexões sobre o que nos aconteceu, quais nossos planos e expectativas para o futuro, e sobretudo um momento de agradecimento.
Agradecer não apenas as boas coisas, mas também todas as dificuldades que enfrentamos, pois elas nos trouxeram novas experiências e sabedoria, fazendo parte da construção da nossa história de vida e de todo esse aprendizado.
A gratidão muitas vezes é relacionada _ com religião, no entanto não necessariamente é preciso criar esse vínculo, porque, ser grato vai muito além de práticas religiosas ou caridade.Gratidão na vida é uma escolha, algo que devemos praticar diariamente. Inclusive, existem técnicas para mudar o foco e passar a enxergar pelo espectro do agradecimento.
Pesquisas e trabalhos científicos estudam como a gratidão interfere no comportamento das pessoas, tanto nas relações com o outro, como consigo mesmos. Esses estudos afirmam que pessoas gratas são mais felizes, que encaram as dificuldades com mais serenidade, são menos consumistas e menos propensas a vícios e a doenças depressivas.
Exercitar a gratidão faz bem até para a saúde, pois quando se está num fluxo de raiva e ressentimento, afetamos a psique e o corpo, sendo comuns casos de ansiedade, insônia e problemas digestivos. A gratidão pode ser um “remédio”, causando uma sensação de bem estar capaz de aliviar tensões, melhorar o sono e a saúde como um todo.
Ser grato vai muito além da educação, está relacionado a um estado de graça, um sentimento profundo de reconhecimento e um processo de aprendizagem contínuo que a vida nos proporciona.
Gratidão é dar e receber, o melhor de si, do outro e do mundo!
A Terra Flor te deseja um maravilhoso 2015!