Óleo essencial da feminilidade – Gerânio

Descubra tudo sobre o óleo essencial da feminilidade, o Gerânio!

Nome científico: Pelargonium graveolens
Família: Geraniaceae.
Etimologia: Origina-se do grego pelargos, que significa “cegonha”.
Origem: África do Sul, Algéria, Ilhas Reunião, Madagascar.
Parte da planta utilizada: planta florida.
Forma de extração: destilação a vapor.

Característica da planta: a família Geraniaceae compreende 11 gêneros de distribuição mais abundante nas zonas temperadas de todo o mundo. No Brasil, especificamente no sul ocorre espontâneamente apenas um gênero dessa família o Geranium. Na Aromaterapia o gênero mais utilizado é o Pelargonuim. São plantas herbáceas, raramente subarbustivas com folhas inteiras ou fendidas, de disposição alternas, com estípulas.

Propriedades terapêuticas e principais indicações:
O óleo essencial da feminilidade é um Hormon-like, regula as taxas hormonais masculinas e femininas.
Estimula o córtex adrenal, responsável pela produção de hormônios sexuais, auxilian a regulação do aparelho reprodutor feminino, ameniza sintomas como: cólicas, TPM, inchaço nos seios, menstruação excessiva, falta de menstruação, sintomas da pré-menopausa (climatério) e pós-menopausa.
Também regula a produção hormonal do aparelho reprodutor masculino, equilíbra a produção e distribuição da testosterona, sendo muito útil em casos de prostatite.
Tem sido usado no tratamento de distúrbios de mama e de útero em cataplasma de argila.
Anti-inflamatório e fungicida. Combate candida albicans e leucorréia (corrimento vaginal).
Estimulante da circulação linfática e diurético, reduz edemas, celulite e o inchaço nos tornozelos.
Favorece a assimilação dos açúcares e do amido, tornando-se, desta forma, um coadjuvante no tratamento da diabetes. Estimula primariamente a produção de insulina.
Usado para tratar problemas de pele, tem ação regeneradora e hidratante do tecido epitelial, citofilático, regula a oleosidade da pele, útil no tratamento de peles oleosas, envelhecidas, ressecadas, enrugadas, eczematosas e acnéicas, trata psoríase.
Tônico nervoso. Aquece o corpo e acalma a mente. Bom para combater fadiga e falta de ânimo.

Componentes moleculares:
Álcoois monoterpênicos: 20% geraniol, 9% linalol, 30% citronelol;
Aldeídos: 7% geranial, 3% citronelal.
Toxicidade: nenhuma referência encontrada na literatura pesquisada.
Contraindicações: desaconselhável o uso nos três primeiros meses de gestação.

Aromacologia: óleo essencial da feminilidade

Seu aroma sutil e suave transfere a energia arquetípica do sagrado feminino, para o plano físico.
A frequência energética deste Óleo Essencial permite a materialização da energia sutil, sendo muito útil em momentos de transformação interior.
Aporta equilíbrio e estabilidade emocional em momentos de crise existencial, oferecendo calor e conforto.
Traz a possibilidade de abertura do chakra cardíaco e faz a conexão com o inconsciente, liberando memórias traumáticas e dolorosas que foram guardadas no coração.  Auxilia a cura da dor emocional. Combate o medo, insegurança e timidez, estimula a autoestima, ameniza a depressão e falta de confiança.
Indicado para depressão proveniente de mudanças hormonais na época dos ciclos menstruais, climatério e menopausa.
Ajuda a criar um ambiente positivo.

Formas de uso:
Creme antioxidante: adicione 3 gota de Óleo Essencial de <Gerânio ao creme facial diurno. Favorece a circulação e rejuvenesce a pele;
Fricção para TPM, menopausa (regula a hipo e hiper secreção de hormônios sexuais): pingue 5 gotas de Óleo Essencial de Gerânio e 5 gotas de Óleo Essencial de Sálvia sclarea sobre a coluna vertebral e friccione vigorosamente, ou pingue 5 gotas de Óleo Essencial de Gerânio e 5 gotas de Óleo Essencial de Sálvia sclarea na planta dos pés fricionando-os;
Para fortalecer a feminilidade e estabilizar as emoções: pingue 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio no colar aromático individual;
Para aqueles que não sabem dizer não: pingue 1 gota de Óleo Essencial de Gerânio sobre o plexo solar e massageie a área com movimentos circulares no sentido horário;
Para atrair boas energias e proteger as bagagens em viagens: pingue algumas gotas de Óleo Essencial de Gerânio no dorso das mãos e sobre as bagagens;
Para limpar a energia negativa, evitar visitantes não desejados e proteger a casa ou o local de trabalho: pingue 1 gota de Óleo Essencial de Gerânio na entrada.

Adquira o óleo essencial da feminilidade em nossa loja virtual:

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!