Óleo essencial das crianças – Laranja doce

Óleo essencial das crianças – Laranja Doce
Citrus aurantium var. dulcis – Citrus sinensis

Aromacologia:“Óleo essencial das crianças”

Seu aroma traz leveza ao ambiente, estimulando a alegria de viver e a autoconfiança.
Purificador ambiental, limpa atmosferas viciadas.
Traz alegria para os ambientes, combate inquietude, nervosismo, ansiedade e tristeza.
Relaxa e acalma agitação infantil.
Difundir Óleo Essencial de laranja doce antes de adormecer ajuda o desprendimento de preocupações cotidianas e conduz a um sono profundo e reparador.

Família: Rutaceae.

Etimologia: provém do vocábulo árabe narandj. Foi introduzida no mediterrâneo pelos portugueses no século XV. No século XVI chega a América do Norte, onde adquire, no século posterior, uma grande importância industrial. Existem diferentes espécies de laranja, sendo a duas espécies mais encontradas no mercado internacional a laranja pera (Citrus aurantium var. dulcis – Citrus sinensis) e a laranja amarga ou laranja da terra (Citrus aurantium var. amara; Citrus bigaradia). As indicações terapêuticas são similares com pequenas diferenciações.

Sinônimos populares:
laranja pera.

Origem:
sudeste da Ásia, Indochina, sul da China e Índia.

Parte da planta utilizada:
casca.

Forma de extração:
prensagem a frio.

Rendimento:
100Kg de cascas frescas do fruto maduro – 1/2Kg de Óleo Essencial. O Brasil é o maior produtor de Óleo Essencial de laranja doce.

Propriedades terapêuticas e principais indicações do óleo essencial das crianças:
Diurético, drena a linfa, útil em tratamentos de redução de edemas e celulite.
Antiespasmódico (cólicas intestinais e espasmos digestivos).
Digestivo (gases, prisão de ventre e má-digestão). Ansiolítico, equilibra o apetite via hipotálamo (falta de apetite, anorexia).
Calmante cardíaco, acalma o mal-estar cardíaco ocasionado pela tensão nervosa, alivia a tensão em consultórios odontológicos. Bom para aromatizar salas de espera de dentistas.
Relaxante do sistema nervoso, acalma a agitação infantil, insônia.
Hipotensor leve.
Combate o nervosismo e a insônia, trata hiperatividade e bipolaridade.
Hidratante da pele.

Componentes moleculares:

  • Hidrocarboneto monoterpênico: 80% limoneno;
  • Álcool monoterpênico: 1,8% linalol, 1,5% geraniol;
  • Aldeído: 0,5% citronelal, 1,1% n-octanal;
  • Cetona: 1,8% carvona, 0,75% alfa-ionona;
  • Cumarina e furanocumarina: aurapteno, bergaptole, iso-imperatorina (arteriodilatadoras, anti-inflamatórias, anti-microbianas).

Toxicidade: fotossensível.

Contraindicações:
não expor-se ao sol até 6h após seu uso.

Formas de uso do óleo essencial das crianças:

  • Banho sedativo pós choque (trauma): adicione a um copo de leite de coco 8 gotas de óleo essencial de petitgrain, 8 gotas de óleo essencial de laranja doce e 10 gotas de óleo essencial de lavanda francesa. Despeje o copo de leite na banheira;
  • Difusão para desenvolver a comunicação, alegria, felicidade e paz: pingue 12 gotas de óleo essencial de laranja doce no rechauds ou difusor de aroma ambiental ou adicione 100 gotas de óleo essencial de laranja doce em uma solução de 50ml de álcool de cereais e 50ml de água deionizada, coloque toda a mistura em uma embalagem spray e borrife o ambiente;
  • Fricção para adormecer: pingue 15 gotas de óleo essencial de laranja doce em 15ml de óleo vegetal. Com esta sinergia, massageie a região do peito. Pode-se também pingar 10 gotas de óleo essencial de laranja doce em 10 ml de óleo vegetal e friccionar a coluna vertebral;
  • Para acalmar e estimular a alegria de viver relaxadamente: pingue 3 gotas de óleo essencial de laranja doce no colar aromático individual.
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário