Óleo essencial de Tea Tree: estudos comprovam inúmeras propriedades

Óleo essencial de Tea Tree
Família: Myrtaceae.
Nome botânico: Melaleuca alternifolia.
Parte usada: Folhas e galhos.

DESCRIÇÃO
A Melaleuca alternifolia é uma árvore australiana da qual se extrai o óleo essencial de Tea Tree. Um produto natural muito complexo, contendo uma mistura de mais de 40 componentes orgânicos. Possui excelentes propriedades de combate, tais como: curar queimaduras, nas desinfecções de feridas, picada de inseto, no combate ao pus, infecções do ouvido, nariz e garganta e no combate a infecções ginecológicas.
PROPRIEDADES
O óleo essencial de Tea Tree é um agente esterilizante, combate as infecções, assaduras e irritações causadas por atrito. Combate a acne, oleosidade da pele e cabelo, bactericida, queimaduras solares e etc.
É um excelente germicida, bacteriostático e fungicida, com propriedades clinicamente testadas. Apresenta uma enorme habilidade em combater organismos virulentos como Tifo e Staphylococus aureus.
ESTUDOS
1 – Aplicação do óleo essencial de Tea Tree em verrugas comuns devido ao vírus HPV (papilomavírus humano):
Óleo Essencial de Tea Tree puro (100%), foi aplicado 2 vezes ao dia nas lesões, com o auxílio de um algodão, em um paciente de 7 anos de idade. O voluntário apresentou completa remissão das verrugas após 7 dias de tratamento, com completa re-epitelização das áreas infectadas.
Millar BC, Moore JE. Successful topical treatment of hand warts in a paediatric patient with tea tree oil (Melaleuca alternifolia). Complement Ther Clin Pract. 2008 Nov.
2 – Utilização do Óleo Essencial de Tea Tree no combate do vírus Herpes simplex tipo 1 (herpes labial):
18 pacientes com herpes labial, aplicaram um gel labial com Óleo Essencial de Tea Tree a 6%, 5 vezes ao dia. Estes apresentaram após 9 dias completa re-epitalização, versus, 12,5 dias com o placebo. O gel com Óleo Essencial de Tea Tree é uma alternativa bem tolerada e de baixo custo para os pacientes.
Millar BC, Moore JE. Successful topical treatment of hand warts in a paediatric patient with tea tree oil (Melaleuca alternifolia). Complement Ther Clin Pract. 2008 Nov.
3 – Prevenção de infecções por Escherichia coli com o Óleo Essencial de Tea Tree:
Os resultados de um estudo publicado no Journal of Hospital Infection mostram que o óleo essencial de Tea Tree a 5% em Tween 80 (0,001%), um sabonete líquido de limpeza para as mãos, foi mais efetivo que o placebo contra E. coli tanto pelo método in vivo (após 1 minuto de lavagem das mãos de voluntários) quanto pelo método ex vivo (amostras de pele humana).
Messager S, Hammer KA, Carson CF, Riley TV. Effectiveness of hand-cleansing formulations containing tea tree oil assessed ex vivo on human skin and in vivo with volunteers using European standard EM 1499. J Hosp Infect. 2005 Mar.
4 – Óleo Essencial de Tea Tree na prevenção da acne:
124 pacientes com acne leve à moderada, tratados com gel a 5% de óleo de melaleuca ou com loção a 5% de peróxido de benzoíla, apresentaram bons resultados na redução do número de lesões inflamatórias e não- inflamatórias em ambos os tratamentos. Comparando ao peróxido de benzoíla, o tratamento com Óleo Essencial de Tea Tree causou menos efeitos adversos.
Basset IB, Pannowitz DL, Barnetson RS. A comparative study of tea-tree oil versus benzoylperoxide in the treatment of acne. Med J Aust. 1990 Oct.
5 – Aplicação do Óleo Essencial de Tea Tree na caspa relacionada ao fungo Pityrosporum ovale:
Um shampoo de óleo de melaleuca 5% e um placebo, foram usados randozamente por 126 homens e mulheres com idade acima de 14 anos, diariamente, por 4 semanas. O shampoo de melaleuca a 5% mostrou ser efetivo (41% de melhora nos escores de severidade) e bem tolerado.
Satchell AC, Saurajen A, Bell C, Barnetson RS. Treatment of dandruff with 5% tea tree oil shampoo. J Am Acad Dermatol. 2002 Dec.
INDICAÇÃO
Indicado para o tratamento da acne, candidíase, pé-de-atleta, micoses, picadas de insetos, verrugas, certas inflamações da pele, higiene dentária, couro cabeludo, piolhos e lêndeas.Pode ser utilizada na forma de cremes, loções, géis e soluções.
CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA
Candidíase:O óleo essencial de Tea Tree deverá ser diluído em água (cerca de uma colher de café para 2,5 ml de água), sendo então utilizado para lavagens e irrigações das zonas afectadas.
Pé-de-atleta e Micoses das unhas: pelo fato de serem lesões externas, o Óleo Essencial de Tea Tree pode ser utilizado no estado puro. Cremes para micoses: 10%.
Géis para acne: 2 a 5%.
Xampus e Condicionadores para caspa e seborréia do couro cabeludo: 0,5 a 3%.
Higiene dentária: 0,1 a 2%.
CONTRAINDICAÇÃO
Existem poucos efeitos adversos do uso tópico do Óleo Essencial de Tea Tree (em baixas concentrações), o mais comum é a dermatite de contato.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Informações do fornecedor Halcón L, Mikus K. Staphylococcua aureus and wounds: a review of tea tree oil as a promising antimicrobial. Am J Infect Control. 2004 Nov.
Adquira o óleo essencial de Tea Tree em nossa loja virtual, clique aqui.
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!