Óleos essenciais x sinusite: como combater

A sinusite nada mais é do que uma infecção dos seios da face, que acontece devido ao acúmulo de secreção nessas regiões, que pode ser facilmente infectada por vírus e/ou bactérias.

É uma condição muito comum e acomete grande parte da população, com sintomas desconfortáveis e incômodos, que podem atrapalhar bastante o dia a dia, mesmo não sendo relacionados à uma condição grave.

Muitas vezes, não são necessários remédios específicos ou antibióticos para o tratamento de uma sinusite, mas o alívio dos sintomas é fundamental para que as pessoas consigam realizar suas tarefas e possam se sentir melhor.

Uma das formas de combater os sintomas da sinusite é através do uso de óleos essenciais, que podem ser aplicados diluídos em óleo vegetal na pele do peito, atrás das orelhas, do pescoço, ou com moderação diretamente abaixo do nariz, ou mesmo usados em misturas e colocados nos difusores de ambiente especialmente feitos para este propósito, ou em bacias espalhadas pelo ambiente.

Os melhores óleos essenciais para combater a sinusite

Os óleos essenciais são potentes remédios naturais usados para o combate à sinusite e seus sintomas desconfortáveis. Dentre os principais óleos essenciais utilizados no tratamento da sinusite, destacam-se:

  • Óleo essencial de tea tree: esse óleo essencial possui propriedades anti-sépticas e antimicrobianas, além de ajudar a estimular o sistema imunológico a combater a infecção causando a sinusite.
  • Óleo essencial de lavanda: o óleo de lavanda é utilizado para relaxamento, para reduzir o estresse, e para ajudar a dormir, mas ainda pode ser utilizado no combate à sinusite devido à sua ação antimicrobiana e anti-inflamatória.
  • Óleo essencial de hortelã pimenta: o óleo de hortelã pimenta é um dos mais populares para o tratamento de sinusite, devido à sua capacidade de combater diversos tipos de micro-organismos, como vírus e bactérias. Além disso, a hortelã possui uma capacidade descongestionante importante no alívio dos sintomas da sinusite.
  • Óleo essencial de eucalipto glóbulos: o óleo de eucalipto glóbulos possui ação semelhante ao primeiro óleo apresentado, com propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, além de auxiliar na desobstrução das vias aéreas, no combate à tosse, e na redução da secreção.
  • Óleo essencial de limão siciliano: o óleo de limão siciliano possui propriedades antioxidantes, que acaba por ajudar na função do sistema imunológico no combate à infecções, como a sinusite. Ele ainda possui propriedades antimicrobianas e ajuda a reduzir a quantidade de secreção.
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário