Óleos Vegetais: excelentes carreadores para os óleos essenciais

Os óleos vegetais (OV) são usados para diluir os óleos essenciais (OE) antes da sua aplicação na pele. Chamados também de óleos carreadores (OC), possibilitam que os óleos essenciais sejam absorvidos pela pele e a partir daí, através da corrente sanguínea, circulem por todo o organismo.

Geralmente os óleos vegetais são prensados a frio a partir das partes gordurosas das plantas. Ao contrário dos óleos essenciais, que evaporam e possuem aromas concentrados, os OV não evaporam e não contêm aromas tão fortes.

Manteigas e óleos vegetais são ricos em emolientes, substâncias que mantêm a suavidade, a maciez e a flexibilidade da pele, protegendo-a também contra a secura e a perda da umidade dérmica.

O processo de extração é fundamental para garantir suas propriedades e características. Muitos óleos comercializados no varejo são prensados a altas temperaturas, o que faz com que as moléculas se desagreguem, saturando-se e perdendo seu efeito terapêutico.
Os OV possuem alto potencial de oxidação. Adicionando algumas gotas de óleo de jojoba, que são ricos em Vitamina E, tem-se ação antioxidante ajudando a manter as características originais do óleo vegetal por mais tempo.

Os OV e manteigas vegetais mais utilizados são: abacate,barú, gergelim, semente de uva, germe de trigo, macadâmia,jojoba ,rosa mosqueta, amêndoa doce, girassol, oliva, prímula, soja, manteiga de cupuaçu, de karité e de cacau, entre outros.

Como funcionam os Óleos Vegetais (OV)

Os óleos vegetais penetram facilmente na pele, nutrindo, protegendo e reconstituindo a camada córnea. Dão brilho à pele deixando-a fina e flexível, graças à sua ação amaciante, flexibilizante, tonificante e regeneradora. Previnem o envelhecimento precoce protegendo a pele contra a secura e a perda de umidade.

Dificilmente provocarão alguma reação alérgica pois apresentam total compatibilidade com as membranas das células. Os OV apresentam vitaminas, lecitinas, minerais e ácidos graxos insaturados.

Muitos óleos essenciais não podem ser usados puros sobre a pele por apresentarem dermoagressividade. Para que possam ser usados com segurança, devem ser diluídos em OV. Quando se adiciona óleos essenciais aos OV, estes também serão absorvidos pela pele, atingindo a corrente sanguínea e produzindo efeitos terapêuticos como relaxamento, cicatrização, etc.

Óleos Vegetais

Porcentagens de ácidos graxos presentes nos Óleos Vegetais

Óleo vegetal        Ômega 6    Ômega 3    Ômega 9

Abacate                       10-15%   —-           45-75%
Barú                             6%             —-          50%
Gergelim                     43%         0,5%        —
Germe de Trigo        53%          7%          30%
Jojoba                       0,1%          —           71%
Rosa Mosqueta        44%          36%        16%
Semente de Uva       68%          1%          16%

“Para hidratação após o banho, retire o excesso de água do seu corpo com as mãos e então espalhe o óleo vegetal com óleos essenciais em todo seu corpo ainda molhado. Espere alguns segundos para que o óleo seja absorvido pela pele, só então enxugue-se. Essa sinergia transformará a sua pele. Ela ficará suave e acetinada. O aroma dos óleos essenciais fornecerá um bem estar físico e psíquico.
Para a beleza dos cabelos secos e danificados, pode-se massagear todo o couro cabeludo com a sinergia de óleo vegetal e essencial, antes de dormir. Deixe agindo por toda a noite, lavando os cabelos ao acordar. Esse processo lhe proporcionará cabelos brilhantes, suaves e fáceis de pentear. É um excelente tratamento para cabelos ressecados pelo sol, vento, tinturas e banhos de mar. É o segredo dos cabelos das haitianas e indonesianas.
Esta forma de utilização também é indicada para mãos, cotovelos, sola dos pés secas e rachadas, rugas, cicatrizes, insolações, unhas quebradiças, seios machucados pela amamentação e assaduras de bebês.”

(Chantal&Lionel Clergeaud, 2003 – Amyris Edition)

Conheça a linha de óleos vegetais Terra Flor clicando aqui.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!