Problema respiratório: como a aromaterapia pode ajudar?
A aromaterapia é um tipo de tratamento natural que utiliza as propriedades de substâncias concentradas para o tratamento de diversas condições e alívio de diferentes sintomas.
Essas substâncias concentradas são chamadas de óleos essenciais, e obtidas através da destilação de plantas, folhas, flores e ervas.
Os óleos essenciais possuem diversas propriedades medicinais para a prevenção de diversas doenças, incluindo diferentes condições respiratórias. Eles são uma forma de tratamento segura, natural, eficiente e livre de efeitos colaterais.
Aromaterapia ajuda no tratamento de problemas respiratórios
Dentre as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais que auxiliam no tratamento de condições respiratórias estão, principalmente:
- A capacidade de combater microrganismos como vírus e bactérias, principais causadores de problemas respiratórios comuns como gripes, resfriados e sinusites;
- A ação anti-inflamatória que auxilia no combate dos sintomas de diferentes infecções respiratórias;
- A propriedade de estimular o sistema imunológico para prevenir contra doenças e infecções.
A combinação dessas propriedades torna a aromaterapia uma importante ferramenta no combate a problemas respiratórios.
Como utilizar a aromaterapia para tratar problemas respiratórios?
Os óleos essenciais podem ser usados de diferentes formas, e cada pessoa relata melhores efeitos com uma determinada forma de aplicação.
Você pode utilizar os óleos essenciais diluindo-os em outros óleos vegetais e friccionando em regiões do corpo como nuca, pescoço, orelhas, ou usando essa mistura em difusores de ambiente.
Existe ainda a opção de inalar alguns desses óleos essenciais diretamente da embalagem – quando vendidos para esse fim.
Dentre os óleos essenciais com propriedades antimicrobianas, ideais para o tratamento de gripes e resfriados, encontram-se: óleo essencial de limão siciliano, óleo essencial de eucalipto glóbulos, óleo essencial de lavanda, e óleo essencial de cipreste.
Dos óleos essenciais usados como antiespasmódicos para o tratamento de condições como a asma, ou mesmo tosses comuns e frequentes, destacam-se: óleo essencial de limão siciliano, óleo essencial de pinho da sibéria, e óleo essencial de breu branco.
Se o efeito desejado é a expectoração e a eliminação de secreção, escolha entre o óleo essencial de limão siciliano ou de pinho da Sibéria.