Propriedades e indicações do óleo vegetal de Rosa Mosqueta

<Óleo vegetal de Rosa Mosqueta

Rosa Aff Rubiginosa (Rose Hips) Oil

PROPRIEDADES
O óleo vegetal de Rosa Mosqueta é obtido das sementes de Rosa Rubiginosa. Contém em sua composição os ácidos palmítico, esteárico, láurico, mirístico e palmitoléico, entre outras substâncias.
A rosa mosqueta, rosa silvestre ou rosa canina (Rosa Rubiginosa, syn. Rosa canina L.) é uma das plantas ornamentais mais conhecidas em todo mundo.
A roseira surgiu em algum ponto do oriente e foi introduzida nos países ocidentais pela Grécia. Os colonizadores espanhóis trouxeram-na para o Chile, onde cresce hoje, espontaneamente, nas encostas dos Andes.
Das suas sementes se extrai o óleo vegetal muito usado em cosmetologia. O óleo vegetal é extraído por pressão a frio de suas sementes. É um líquido de coloração avermelhada.
A semente da rosa mosqueta é rica em ácidos graxos insaturados : ácido oléico (16%), linolêico ( 41%) e linolênico ( 39%), além de Vitamina A ácida (tretinoína) e compostos cetônicos.
Devido aos ácidos graxos insaturados que possui é regenerador dos tecidos, conservando a textura da pele. Estes ácidos são também considerados nutrientes indispensáveis na síntese de prostaglandina, a qual atua nos processos fisiológicos e bioquímicos relacionados com a formação do tecido epitelial.Tem ação regeneradora dos tecidos, cicatrizante e emoliente.
INDICAÇÕES
– Tem acentuado poder regenerador de tecidos, usado no tratamento de queimaduras, cicatrização de suturas, redução de cicatrizes antigas (hipertróficas, hipercrômicas e retráteis) e quelóides;
– Ulcerações, assaduras, ictiose e psoríase;
– Atenua rugas e linhas de expressão, hidrata a pele, previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de estrias da gravidez.
O seu uso é feito com o óleo puro, aplicando-se poucas gotas sobre a região tratada, com massagem circular até sua total absorção (2 a 3 minutos). De acordo com suas características químicas tem aplicação no campo da cirurgia plástica, obstetrícia e dermatológica, enfim todo caso que requeira regeneração ou rejuvenescimento dos tecidos.
Pode ser utilizado puro ou associado a Óleos Essenciais, aplicado em cremes e loções cicatrizantes, em produtos para queimadura, sardas, para prevenção de estrias, de envelhecimento precoce, para alterações da pele causadas por radioterapia e outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BATISTUZZO, José Antônio de Oliveira. Formulário Médico Farmacêutico. 3°ed. São Paulo: Pharmabooks, pág. 580; 2006.
Adquira o óleo vegetal de Rosa Mosqueta em nossa loja virtual, clique aqui.
Compartilhe este artigo

Escrever um comentário