Sangue de Dragão – A seiva medicinal da floresta

Sangue de Dragão – A seiva medicinal da floresta
Croton lechiere

“Seiva Medicinal da Floresta”

Família: Euphorbiaceae.

Sinônimos populares:
seiva de dragão, sangra d’água.

Etimologia:
nada significativo foi encontrado na literatura pesquisada.

Origem:
nas regiões amazônicas do Brasil, Peru e Colômbia.

Parte da planta utilizada:
seiva exsudada após o corte da casca.

Forma de extração:
cortes da casca.

Rendimento:
dados não encontrados na literatura pesquisada.

Características da planta:
é uma árvore que tem normalmente entre 5-10 metros. Nasce próxima aos rios e charcos.

Propriedades terapêuticas e principais indicações do Sangue de Dragão:
É utilizada desde muito tempo pelos indígenas como cicatrizante. Útil para estancar sangramentos, acelerar a cura e proteger a infecções de feridas. Essa seiva possui uma capacidade de secar rapidamente formando uma barreira como uma segunda pele. Tem sido reverenciado como um dos cicatrizantes naturais mais eficientes conhecidos atualmente. Os princípios ativos da seiva responsáveis pela ação cicatrizante são a taspina e a dimetilcedrusina.

Também é utilizado para tratar úlceras varicosas antigas de difícil cicatrização, como também escaras.
Usado topicamente, é um excelente fortalecedor de gengivas, reduzindo o sangramento e tratando de gengivites.
Outra ação terapêutica muito útil é a capacidade anti-inflamatória, que tem sido aproveitada empiricamente pelos indígenas em banhos de assento para combater inflamações e infecções vaginais antes e pós o parto. Também é utilizado como agente adstringente no combate a hemorragias pós-parto em comunidades precárias de assistência médica.
Pesquisas realizadas pelo Dr. John Wallace da Universidade de Calgary no Canadá, demonstraram o princípio ativo específico responsável pela atividade anti-inflamatória e inibição da dor é o alcalóide taspina.
De acordo com estudos realizados na University School of Biotechnology, em Dakota, nos USA, o sangue de dragão previne a sensação da dor, e bloqueia a resposta do tecido a químicos liberados pelos nervos que promovem a inflamação.

O Sangue de Dragão também tem sido usado com resultados efetivos no combate a acne.
Segundo pesquisas do professor Willians JE da California Acupuncture College, San Diego, CA, USA, o sangue de dragão também tem demonstrado atividade imunomoduladora, isto é, pode aumentar ou reduzir a resposta imunológica, dependendo da dose utilizada no organismo poderá reduzir ou ativar a atividade dos linfócitos T, células específicas responsáveis por respostas do sistema imunológico. Em baixas doses ele é pro-oxidante e inibidor da fagocitose e em doses maiores possui efeito antioxidante e ativador da fagocitose. Mostrou capacidade de inibir a proliferação de células leucêmicas e capacidade citostática frente a tumores KB e V-79.

Estudos realizados para conter o vírus da herpes não demonstraram  resultados tão eficientes. Na realidade sua ação antiviral é questionada. Já as ações cicatrizante e antioxidante são garantidas.
Sua ação antibacteriana ainda está em fase de comprovação, porém já se acena eficiência na combate a helicobacter pylori, bactéria responsável por acarretar gastrite, úlceras e mal hálito.

Na área veterinária o sangue de dragão também tem sido de grande auxílio no tratamento de  infecções na pele, otite, verrugas, feridas, abcessos.

Tem sido amplamente recomendado na cosmética, por sua ação antioxidante e no combate a formação de radicais livres. Essa seiva, tem sido divulgada como uma verdadeira panacéia na área da beleza com alto potencial na síntese de colágeno e na redução a formação de rugas. Atualmente na Europa, o sangue de dragão e o óleo de pracaxi, são conhecidos como: “joias da floresta amazônica” que promovem o rejuvenescimento da pele.

Componentes moleculares: taninos (dimetilcedrusina, etc), polifenóis (ácido gálico etc), alcalóides (taspina), proantocianinas, esteróides (sitosteróis, catequinas), saponinas e lignanas.

Toxicidade:
precisamos de um pouco mais de estudo para afirmar efeitos tóxicos.

Contraindicações:
precisamos de um pouco mais de estudo para afirmar as contraindicações.

Adquira o Sangue de Dragão – A seiva medicinal da floresta em nossa loja virtual, clique aqui.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário