Tratando psoríase com óleos essenciais

A psoríase é uma doença de pele não infecciosa, que ocorre quando a produção de novas células da pele é acelerada. Como consequência dessa aceleração, aparecem manchas de pele nova de cor rosada, cobertas por escamações de pele morta. Algumas correntes acreditam que a psoríase seja hereditária. Mas, o fato é que esse processo de desordem no metabolismo das células da pele coincide com a ocorrência de estresse, problemas emocionais, infecções e outras doenças.

Em geral, a psoríase aparece nos cotovelos, no peito, nos joelhos e no couro cabeludo. As lesões avermelhadas são levemente cobertas com escamações na cor prateada claro, escamações essas que podem dar em apenas uma parte do corpo ou no corpo inteiro. Esse tipo de erupção da pele melhora com a luz do sol, mas pode voltar depois de alguns anos.

Tratamento integral

A ciência ainda não identificou a causa da psoríase. O tratamento convencional oferecido é a aplicação de cremes à base de cortisona, que aliviam os sintomas.

Apesar da psoríase ser um problema difícil de tratar, os óleos essenciais podem ser uma alternativa interessante. Na maioria dos casos, o tratamento da psoríase requer um tratamento a longo prazo, além de comprometimento e paciência, para ser ver os resultados.

É recomendável que o paciente faça um tratamento integral, ou seja, que seja tratado por inteiro. Por exemplo, recomenda-se que seu estresse seja administrado, que ele depure a sua alimentação e, que não se exponha a químicos de espécie alguma.

Óleos essenciais que auxiliam no tratamento de psoríase:
Óleo de Camomila Romana – Tem efeitos relaxantes profundos, o que
ajuda muito a quem está com psoríase;

Óleo de Lavanda – Reduz a coceira e reduz a ansiedade e o estresse;

Óleo de Gerânio – Tem um efeito revitalizador maravilhoso sobre a pele;

Óleo de Patchouli Dark – É muito bom para problemas de pele, como os que
surgem com a psoríase, por exemplo.

Uso correto

Com exceção do Óleo de Lavanda, todo e qualquer óleo essencial não deve ser aplicado diretamente sobre a pele. Os óleos essenciais devem ser misturados a óleos vegetais carreadores, como o óleo de jojoba,óleo de semente de uva , óleo de abacate e outros.

No caso da psoríase, você pode usar apenas um dos óleos supracitados, ou pode, também, fazer uma mistura com todos ou alguns desses óleos, para potencializar o seu remédio aromaterapêutico.

É contra-indicado o uso de óleos essenciais para quem faz tratamento com cremes à base de cortisona. É contra-indicado o uso das duas coisas ao mesmo tempo.

É sempre bom lembrar que as nossas receitas não substituem  a orientação do seu médico e/ou de um profissional qualificado da área da saúde, que lhe dê a orientação correta para o seu caso em particular.

Nós lhe desejamos boa sorte no seu experimento! E, por favor, volte aqui para contar pra gente como foi!

by Maria-Fernanda A. Silva
Fonte: http://lar-natural.com.br

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!