Tudo que você precisa saber sobre aromaterapia para Animais

A aromaterapia tem sido muito utilizada em parceria com o tratamento veterinário para conseguir melhorias comportamentais nos animais de estimação. É normalmente utilizada em cães e gatos, mas pode também ser utilizada em todos os outros pets, com ótimos resultados!

O processo é similar ao utilizado no ser humano, onde a aromaterapia estimula reações químicas através dos aromas nos animais. No entanto, alguns cuidados durante a utilização da aromaterapia em animais devem ser observados. 

Como utilizar aromaterapia para animais?

O sistema olfatório dos animais é muito mais aguçado e sensível que dos humanos. Por esse motivo, antes de começar a fazer um tratamento com aromaterapia, o mais indicado é visitar um veterinário e também em um aromaterapeuta especializado em uso dos óleos essenciais em animais. 

Tratando problemas emocionais em animais

Nossos pets também possuem sentimentos, emoções e são capazes de sentir tristeza e até mesmo depressão. Assim como os humanos, nossos animais oscilam de humor constantemente, o que afeta o estado emocional deles.

Muitos cães e gatos têm sido diagnosticados com estresse, depressão ou irritabilidade. A mudança de comportamento deve ser observada pelo dono e tratada imediatamente!

A aromaterapia para cães e gatos apresenta resultados satisfatórios no controle de temperamento!

Lembre-se: os óleos essenciais não devem entrar em contato com os nossos pets. Diferente dos humanos, o contato da pele animal com os óleos essenciais pode causar sérios problemas. Os óleos essenciais devem ficar longe do nariz e mucosas do animais, para evitar problemas.

Opte pelo uso de um difusor, capaz de espalhar o cheiro do óleo essencial por toda a casa!

Benefícios da aromaterapia para animais

Seu pet faz as necessidades em um lugar inadequado? É ciumento com outros bichos e pouco amigável com as visitas? A aromaterapia pode ajudar! Conheça os principais benefícios da aromaterapia para animais:

– Ajuda na irritação e coceira devido a pulgas;

– Ajuda a diminuir a ansiedade e estresse animal;

– Atua como repelente de insetos, o que melhora a saúde do pet e evita que o mesmo seja picado;

– Melhora o pelo do animais, entre outros.

Quando é indicado fazer aromaterapia para animais?

Após o tratamento com um veterinário, o mesmo poderá indicar a aromaterapia para animal como forma de complementar o tratamento.

Existem algumas ocasiões recorrentes que fazem com que você deva procurar a aromaterapia para seu bicho de estimação:

– Cansaço e desânimo do seu pet, até mesmo na hora de comer ou brincar;

– Se o pet passa muito tempo sozinho e começa a sentir falta do dono;

– Se o pet é muito ativo e você gostaria que ele fosse um pouco mais calmo.

Para os três casos citados acima, é possível utilizar a aromaterapia para auxiliar no bem estar do seu pet.

Utilize uma sinergia do óleo essencial de lavanda juntamente com o óleo essencial de  laranja doce como um calmante natural. Seu cheiro é suave e trás a sensação de alívio, diminuindo a ansiedade que seu pet.

Para os animais solitários e que passam muito tempo sozinhos, opte pelo óleo essencial de limão siciliano ou tangerina, eles transmitem uma sensação de carinho, amor e cuidado para o seu pet.

Ao perceber que seu animal está muito desanimado para brincar, fazer uma caminhada ou até mesmo comer, utilize óleos essenciais de alecrim qt. cineol, manjericão doce ou hortelã verde.

 

Compartilhe este artigo

2 Comentários

  • Caio Pompeu

    Bom dia!
    Meu nome é Caio e faço parte da equipe Dorminhoco.com. Nós trabalhamos com protetores auriculares para dormir. Achamos seu blog adequado para talvez dois tipos de parceria (qualquer das duas são interessantes para nós).

    Uma delas seria produzir uma pauta bem única e exclusiva para seu blog (de nossa autoria) em troca de um link no final, ou também ficaríamos felizes em enviar alguns produtos da nossa loja em troca da sua review com um link para nosso site.

    Topa?

    Parabéns pelo seu ótimo trabalho!

    Cordialmente,
    Equipe Dorminhoco

    • Terra Flor Aromaterapia

      Olá, Caio! Tudo bem?
      Envie um e-mail para nossa equipe de Marketing: mkt@terra-flor.com com a sua proposta de parceria!

      Agradecemos seu contato.

      Atenciosamente,
      Equipe Terra Flor

Escrever um comentário

error: Atenção: Conteúdo protegido!